Setor de Jurídicas inicia amanhã colóquio “Saberes em Além Mar”

14 junho, 2013
18:43
Por Priscila
0
Ciência e Tecnologia

Detalhe do Salão Nobre de Ciências Jurídicas da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Tem início amanhã (19), no Setor de Ciências Jurídicas, o evento “Semeando Saberes em Além Mar: colóquios sobre Direito e História em homenagem a António Manuel Hespanha”. Participarão do evento, que prossegue até quinta-feira (20), juristas e historiadores de várias universidades brasileiras, e docentes e alunos da UFPR.

Além de mesas-redondas, integra a programação do evento uma sessão solene do Conselho Universitário da UFPR, para concessão do título de doutor honoris causa ao professor que dá nome ao colóquio, António Hespanha. O colóquio, que será no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, Praça Santos Andrade, 50, 1º andar, vai ser aberto às 14 horas pelo reitor Zaki Akel Sobrinho.

Na sequência, explica o diretor do setor, Ricardo Marcelo Fonseca, serão formadas seis mesas-redondas, três amanhã (19) e as outras três na quinta (20). No primeiro dia do evento os debates ocorrerão em torno das temáticas: “A crítica e a teoria”; “A teoria do Direito e as ferramentas de um historiador”; “Novas leituras para o Antigo Regime”.

Sessão Solene do Conselho

A programação do primeiro dia do evento será encerrada às 19 horas, com a sessão solene do Conselho Universitário, para concessão do título de doutor honoris causa ao português António Manuel Hespanha. O homenageado, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, é atualmente, segundo Ricardo Marcelo, professor convidado do Setor de Jurídicas, participou de diversos eventos nos setores de Ciências Humanas (História) e de Jurídicas, entre 2007 e 2011; publicou 23 livros e é reconhecido internacionalmente pelas traduções de textos de referência das línguas francesa e alemã, para a portuguesa.

Na quinta-feira (20), ainda no Salão Nobre do Setor de Jurídicas, promotor do evento, as discussões sucederão em torno das seguintes temáticas: “Os albores do Império: Justiça e codificação”; “O Direito e a política na Era Liberal”, e “Constitucionalismo e História”. O encerramento do colóquio, programado para as 12 horas do dia 20, será feito pelo homenageado António Manuel Hespanha. A programação completa do evento pode ser visualizada no site www.direito.ufpr.br.

Celsina Favorito

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]