Roberto Lent, da Academia Brasileira de Ciências, abre hoje evento da Biológicas

09 março, 2015
11:31
Por Priscila
0
Ciência e Tecnologia

Palestra de Roberto Lent. Foto: AspecCom a palestra de Roberto Lent, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Setor de Ciências Biológicas abre hoje, segunda-feira (9), às 9h30, o 1º Evento Anual do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Lent falará, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Campus Botânico), a docentes e alunos de graduação e pós-graduação, sobre a temática “Plasticidade de longa distância: sobre conectomas e disconectomas”.

O palestrante, que é autor de livros científicos para crianças e adultos, e íntegra a Academia Brasileira de Ciências, apresentará, com técnicas avançadas de neuroimagem, eletrofisiologia e comportamento, exemplos de plasticidade que resultam em grandes mudanças na circuitaria cerebral humana (forma morfológica e funcional). Segundo Roberto Lent, o conectoma humano é um imenso e complexo conjunto de circuitos neuronais no cérebro normal e sua formação é verificada gradualmente desde a vida embrionária.
Roberto Lant.Foto: Aspec
O pesquisador da Capes explica, no entanto, que em condições anormais genéticas ou epigenéticas, é formado um disconectoma, com circuitos alternativos ou anômalos que (re) estabelecem funções perdidas ou que a desarranjam causando sintomas e transtornos. Estudos nesta área são importantes porque possibilitam conhecer os mecanismos que determinam a formação desses circuitos tão mutáveis, no caso, a plasticidade de longa distância.

Pôsteres

A programação do evento para o turno da tarde – das 14 às 17 horas, no Departamento de Fisiologia – é formada por apresentações de pôsteres, com resultados de 20 pesquisas realizadas por doutorandos. Entre os estudos que serão exibidos estão “Proposta de um novo teste aeróbico para avaliação do árbitro de futebol”; “Estudo do efeito de antidepressivo da suplementação com óleo de peixe: possível efeito anti-inflamatório?”; “Estudo preliminar das alterações temporais de variabilidade da frequência cardíaca em diabetes melitus”; e “Interação do eixo hipotálamo hipófase adrenal com o estresse oxidativo em cães obesos”.

A comissão organizadora desse 1º Evento Anual do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia é composta por Bruno Carabelli, Carolina Freire, Fernando Dias, Glaucia Tobaldini, Juliane Fagotti, Marcelo Lima e Mariana Scheraiber.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]