Revista Ciência UFPR lança nova edição impressa

21 julho, 2023
03:14
Por Rodrigo Choinski
0
Carrossel

Publicação tem tiragem limitada e será distribuída a autoridades, instituições e conferencistas da 75ª Reunião Anual da SBPC. Versão digital pode ser folheada e baixada no site da revista

A principal publicação de jornalismo e disseminação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a revista Ciência UFPR, lançou uma nova edição impressa. O número, que pode ser acessado aqui, traz reportagens, notícias, entrevista e textos de opinião que abrangem diversas áreas da universidade. O conteúdo também é reeditado para ser lido no site do veículo.

A revista foi impressa na Imprensa da UFPR e tem 60 páginas coloridas. O destaque da edição é a descoberta de rochas mescladas a plástico na remota Ilha da Trindade, no Atlântico Sul, sinal de como o ser humano está impactando até mesmo processos de formação geológica, antes considerados totalmente naturais. A pesquisa teve repercussão mundial a partir da notícia publicada na versão on-line da revista.

A edição traz ainda entrevista com a professora Camila Silveira da Silva, coordenadora do projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências, que busca valorizar a participação feminina no mundo científico estimulando a participação de meninas desde o ensino fundamental. A pesquisadora falou sobre a inserção da mulher na academia e como surgiu a ideia do projeto.

Outros destaques foram as reportagens sobre a “molécula-ímã”, tecnologia desenvolvida em parceria internacional com a UFPR que promete aprimorar o entendimento de moléculas biológicas envolvidas em doenças, permitindo melhor visualização em ressonâncias magnéticas.

Outra reportagem mostrou duas novas espécies de formigas que receberam nomes de mulheres extraordinárias, cada uma em seu campo, Elza Soares e Nilce de Souza Magalhães (a Nicinha).

A editora da revista, Camille Bropp, que é jornalista e servidora técnica da UFPR, destacou os papéis que os diferentes meios assumem na publicação em alinhamento com o objetivo de dar visibilidade à produção científica da UFPR.

“A edição impressa cumpre um dos nossos compromissos, que é o de montar uma vitrine da ciência desenvolvida na UFPR para distribuição dirigida, com o cuidado de mostrar a diversidade de áreas de conhecimento. A edição digital é o nosso cotidiano e a nossa área de experimentação dos recursos de comunicação, é onde sempre buscamos inovar”.

Seções fixas

Na seção Memória, a edição destacou os 40 anos do livro “Universidade do Mate”, obra de referência sobre a história antiga da UFPR.

A seção Ensaio Fotográfico mostra um pouco da exposição “Notáveis, Memória & Presença”, que estreará na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em nossa universidade, e homenageia cientistas que marcaram a história desta importante sociedade e da UFPR.

Idealizada para fazer a ponte entre pesquisa e extensão, a seção Comunidade traz a reflexão em torno de uma proposta para levar a sensibilização sobre a educação antirracista para a formação de docentes.

Inovações desenvolvidas na UFPR também aparecem na edição, em matéria sobre a 100ª patente da UFPR e em outra sobre o desenvolvimento de um biossensor capaz de detectar a covid-19 de forma rápida e mais barata que os testes atualmente existentes.

A seção Tese traz a pesquisa sobre geografia eleitoral que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese de 2022.

Em Dissertação, foi tema o estudo que mostrou as mudanças que ocorrem no corpo de gestantes e podem acarretar mais riscos de desenvolver formas graves de dengue, quando infectadas.

Em Iniciação Científica, o foco é o projeto que busca criar um sistema de monitoramento para poluição de corpos d’água.

Sobre a Ciência UFPR

A revista Ciência UFPR surgiu em 2016 e teve sua versão on-line lançada no final de 2019.

A publicação mantém a missão de tornar a divulgação da produção científica da UFPR mais acessível aos públicos amplos, bem como promover uma maior disseminação desse conteúdo junto à imprensa.

Revista Ciência UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]