logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Representantes de universidades canadenses visitam UFPR

O grupo Caldo, um consórcio de nove universidades canadenses que visa estabelecer parcerias internacionais estratégicas, visitou nesta quarta-feira (17) a Universidade Federal do Paraná.

 

O grupo foi recebido pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari. Também esteve presente na reunião o chefe de gabinete, Alzir Felippe Buffara Antunes.

Durante o encontro, representantes da Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá) falaram sobre a intenção de fazer colaborações que beneficiem as duas universidades.

Mulinari disse que já existem algumas iniciativas de colaboração entre pesquisadores da UFPR e de universidades canadenses, e que certamente é possível promover interações adicionais entre as instituições.

O vice-reitor ressaltou que a UFPR está iniciando o processo de incluir o inglês como idioma principal de alguns programas de pós-graduação da Universidade, o que deve diminuir a barreira do idioma para a vinda de estudantes internacionais à UFPR.

Cassiano D’Almeida, diretor regional no Brasil do grupo Caldo, lembrou que já existem acordos assinados entre as universidades canadenses do grupo e instituições brasileiras. “Nós já recebemos estudantes brasileiros pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Nós queremos que os acordos frutifiquem e sejam ampliados”, disse Cassiano D’Almeida, diretor regional no Brasil do grupo Caldo.

O grupo também esteve nesta terça-feira (16) no Centro Politécnico, para fazer uma apresentação para os alunos do campus.

Por Helen Mendes

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...