Reitoria recebe terreno doado para curso de Medicina em Toledo e aprofunda interiorização da UFPR

28 abril, 2015
18:12
Por
0
UFPR

 

A Universidade Federal do Paraná vence nesta quarta-feira (dia 29) mais uma importante etapa do compromisso da Reitoria de interiorizar a UFPR e de aprofundar sua aproximação com a sociedade paranaense.

O reitor Zaki Akel Sobrinho participa da cerimônia de sanção da Lei Nº 34/2015, que autoriza a doação oficial, pelo município de Toledo, da área que abrigará o campus do curso de Medicina na cidade. Conduzido pelo prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, o ato será promovido no Recanto Verde Eventos, às 19h, com as presenças de cerca de mil convidados.

O terreno custou à prefeitura R$ 3.637.240,10 e possui área de 34.619,75 metros quadrados. A área está localizada na Avenida da União, em frente ao Hospital Regional, que está em fase de conclusão. Em 26 de março deste ano, o prefeito Beto Lunitti recebeu da Coamo Cooperativa a escritura de posse definitiva do terreno.

Vistoria

O curso de Medicina em Toledo tem início previsto para 2016 ou 2017. O início efetivo das suas atividades depende de análise da comissão especial a ser constituída pela Reitoria – composta por representantes da UFPR e da Prefeitura de Toledo – com o objetivo de avaliar as condições técnicas para a instalação do curso, que foi aprovado pelo Conselho Universitário (Coun) em 9 de abril.

Às 16h30, o reitor Zaki Akel, o prefeito Beto Lunitti e suas comitivas visitarão a área doada, onde será feito o descerramento da placa que informa sobre as futuras instalações. Zaki também visitará as obras do Hospital Regional. “O curso representa o compromisso da UFPR com as demandas da sociedade paranaense. Com a instalação do curso de Medicina em Toledo, a UFPR prova, mais uma vez nesta gestão, que é a Universidade de todos os paranaenses”, comentou Zaki.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, o investimento representa o futuro de muitos cidadãos da cidade. “A vinda dessa tradicional instituição para Toledo, em especial com o curso de Medicina, deve garantir o futuro de muitos toledanos, que terão a oportunidade de cursar aqui, medicina sem custo algum. Além disso, a Universidade poderá representar ainda, oportunidade de emprego aos nossos moradores”, comentou.

 

Por Aurélio Munhoz (ACS da UFPR) e Camila Andrade (Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Toledo)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]