logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria quer UFPR mais próxima dos municípios do Litoral

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, com a vice-reitora, Graciela de Muniz (ao fundo): “A reunião foi um marco no relacionamento entre os municípios do Litoral e a UFPR”. Imagem: Marcos Solivan.

A Reitoria quer aproximar mais a UFPR dos municípios do Litoral nos quais possui unidades e também das cidades situadas na sua área de abrangência.  Com este objetivo, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, receberam hoje os prefeitos de quatro cidades da região: Marcelo Elias Roque (Paranaguá), Marcos Fioravante (Pontal do Paraná), Roberto Justus (Guaratuba) e Ruy Hauer Reichert (Matinhos).

A UFPR tem um campus em Matinhos/Caiobá (com 14 cursos de graduação e vários de pós-graduação) e ainda o Centro de Estudos do Mar – CEM, em Pontal do Paraná (com cinco cursos de graduação e também várias pós-graduações). Ambas as unidades exercem papel importante para as cidades do Litoral do Estado tanto em âmbito científico quanto no econômico e no cultural.

O reitor propôs a aproximação aos prefeitos com base na experiência bem sucedida desenvolvida em Palotina, onde a UFPR possui oito cursos de graduação e um relacionamento estreito e produtivo com a comunidade. No final, ficou acertado que o grupo voltará a se reunir, na primeira quinzena de junho, (possivelmente, no campus de Matinhos/Caiobá ou no CEM), para formar um grupo de trabalho destinado a avançar a proposta.

Marco

O reitor destacou a importância do encontro. “A reunião foi um marco no relacionamento da UFPR com os municípios que abrigam unidades da Universidade no Litoral e com as cidades situadas no entorno. Foi o início de um diálogo que certamente trará resultados permanentes e positivos para o futuro destes municípios”, comentou Ricardo Marcelo, ao lado do prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler, do diretor da UFPR Litoral, Renato Bochicchio, e do diretor do CEM, Mauricio Almeida Noernberg.

Articulador da reunião, o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves, disse que o encontro foi muito produtivo. “O reitor apresentou aos prefeitos todos os projetos que a UFPR desenvolve em Palotina, falou da interação positiva que existe a Universidade, a prefeitura e a comunidade e citou ainda as ações de mobilidade acadêmica que ocorrem. “A UFPR quer motivar os prefeitos do Litoral a fazerem o mesmo”, explicou.

 

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...