Encontro foi o primeiro passo para promover o diálogo das Pró-Reitorias entre si e com a administração central. Foto: Samira Chami Neves
Os novos ocupantes da Reitoria e das Pró-Reitorias da Universidade Federal do Paraná participaram esta semana, durante três dias, de um encontro de formação para a gestão. O encontro foi organizado pelo gabinete do reitor para oferecer a pró-reitores, superintendentes, assessores e coordenadores ferramentas de apoio no planejamento e execução de suas metas e ações nos próximos quatro anos.
“Não há como pensar em conduzir uma instituição grande e complexa como a UFPR sem planejamento, especialmente num momento de restrições orçamentárias como o que vivemos. É imprescindível para adequar as ações à realidade”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca na abertura do encontro.
De acordo com ele, o encontro foi também o primeiro passo para promover o diálogo das Pró-Reitorias entre si e com a administração central, que deverá ser permanente. “Queremos trabalhar com muita comunicação e articulação interna, o que é fundamental para a melhoria da universidade”, afirmou.
No primeiro dia, os participantes assistiram a explanações sobre planejamento estratégico, feitas pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, e pelo coordenador de Planejamento Institucional da Proplad, professor José Roberto Frega. Mezzadri enfatizou a importância de cada pró-reitoria definir prioridades para que o orçamento seja bem executado. Depois, Frega orientou o grupo sobre as fases de um bom planejamento e modelos que podem ser adotados.
O segundo dia do encontro foi dedicado a apresentações sobre a Lei de Acesso à Informação (pelo professor Tiago Breus), sobre improbidade administrativa (pela professora Cibele Dias) e sobre processo administrativo disciplinar (pelo procurador Luís Miguel Gutierrez).
O encontro terminou nesta quinta-feira, com explanações sobre direitos humanos, pela professora Vera Karam, e política universitária, pelo professor e ex-reitor José Henrique Faria.
Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFPR.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]