Reitoria empossa Conselho de Curadores da UFPR

19 junho, 2015
18:51
Por
0
UFPR
Zaki (centro): “Sinto uma grande alegria de ter um conselho que faz a análise mensal das contas da UFPR mas que, além disso, analisa a competência com que gerimos a Universidade”.  Imagem: Leonardo Bettinelli.

Zaki (centro): “Sinto uma grande alegria de ter um conselho que faz a análise mensal das contas da UFPR mas que, além disso, analisa a competência com que gerimos a Universidade”. Imagem: Leonardo Bettinelli.

O reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari, empossaram hoje (dia 19) os 15 novos integrantes do Conselho de Curadores (Concur). Com um mandato de dois anos, os conselheiros têm como atribuições fazer a fiscalização econômico-financeira da Universidade, o que inclui a análise da contabilidade e dos balancetes mensais, bem como a emissão de pareceres sobre a prestação de contas do reitor, dos diretores e dos ordenadores de despesas.

Dos 15 conselheiros, dez representam os docentes, dois os discentes, dois a comunidade e um o Ministério da Educação e Cultura. Eles foram eleitos em 13 de maio. Logo após a posse, o novo Conselho fez sua primeira reunião para definir os nomes do presidente e do vice. Foram eleitos, respectivamente, os professores Luiz Vamberto de Santana e Soraya Rosana Torres Kudri.

Transparência e diálogo

No discurso de boas-vindas aos novos conselheiros, o reitor Zaki Akel Sobrinho agradeceu aos conselheiros pela disposição de exercer esta tarefa e elogiou o fato de o órgão ser pluralista. Disse que a Reitoria pauta seu trabalho por três parâmetros (ética, transparência e compromisso social) e está sempre disposta a dialogar com eles para apresentar todos os dados e informações necessários.

“Sinto uma grande alegria de ter um conselho que faz a análise mensal das contas da UFPR. Mas que, além disso, analisa a competência com que gerimos a Universidade”, comentou Zaki. ”Estamos fazendo a expansão da UFPR com excelência acadêmica, com total transparência e sempre resolvendo todos os desafios. Tenho muito orgulho da nossa obra administrativa”.

O vice-reitor, Rogério Mulinari, disse que a renovação do conselho é importante e destacou o fato de o órgão ter se aprimorado ao longo dos anos, em benefício da UFPR. “Os novos recursos para aferir a gestão financeira da nossa Universidade fazem do Concur parceiro privilegiado da gestão porque pode vislumbrar o que de melhor fazemos aqui”, comentou. “Tenho a certeza de que vocês estão escrevendo novas e importantes linhas na nossa UFPR”.

Responsabilidade

Falando em nome dos conselheiros docentes, Ricardo Berger disse que o Concur não tem “o mesmo charme” do Conselho Universitário, mas possui responsabilidade maior devido à relevância das funções de fiscalizar as finanças da UFPR. Lembrou que o órgão tem acompanhado as mudanças e inovações ocorridas no País e na Universidade.

“Estamos evoluindo para contribuir de maneira mais significativa com a UFPR”, comentou, seguindo pelo representante da comunidade, João Luiz Rodrigues Biscaia, que considerou salutar a integração da comunidade com a academia. “Nossa intenção é colaborar. Não haverá ´caça às bruxas´. Temos que preservar o honroso nome da Universidade”, comentou.

Os novos conselheiros docentes são: José Antonio Peres Gediel, Luiz Vamberto de Santana, Ricardo Berger, Rogério Luiz Kopp e Soraya Rosana Torres Kudri (titulares) e Miguel Mansur Aisse, Almir Antônio Urbanetz, Miriam Rita Moro Mine, Luiz Antônio Munhoz da Cunha e Neida Maria Patias Volpi (suplentes). Os discentes são: Jhenifer Ancantara Baptista (titular) e Felipe Comunello (suplente). Os representantes da comunidade são: João Luiz Rodrigues Biscaia (titular) e Vicente Barbosa Miranda (suplente). E o representante do MEC é Wido Herwig Schreiner.

 

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]