logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor Zaki Akel Sobrinho retorna de missão na Europa

Reunião na embaixada do Brasil na França
Reunião na embaixada do Brasil na França - Paris

O Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, retornou da França na última sexta-feira, 28/02. Na sua chegada o reitor fez um balanço de sua missão no exterior e destacou a importância da concretização da presença da UFPR no âmbito internacional.  “Faz-se necessário discutir com os parceiros diferentes formas de cooperação, bem como apresentar nossa universidade no exterior, a internacionalização se realiza por meio de conexões e ações efetivas”.

O primeiro compromisso do reitor foi em Bruxelas, onde participou do Fórum sobre a Internacionalização do Ensino Superior, evento patrocinado pela Comunidade Europeia em parceria com o Ministério de Educação do Brasil (MEC). O evento contou com a participação do Secretário da Educação Superior do MEC, Paulo Spellera, o diretor de Ensino Superior da Comunidade Europeia, Jordi Currel Gotor, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães.

Reitor Zaki Akel Sobrinho no Fórum sobre a Internacionalização do Ensino Superior - Bruxelas
Reitor Zaki Akel Sobrinho no Fórum sobre a Internacionalização do Ensino Superior - Bruxelas

Na Sequência o Reitor foi a Paris assinar um termo de cooperação com a Casa do Brasil na França (Maison du Brésil), onde foi recebido pela diretora da instituição, Mônica David. A parceria visa estreitar laços entre a UFPR e a residência estudantil buscando a cooperação cultural e o acolhimento a estudantes em mobilidade.

O reitor também foi recebido na embaixada do Brasil em Paris, pela adida cultural Andrea Giovanetti, onde discutiu parcerias entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e os adidos culturais das embaixadas. O Reitor ainda visitou o Conservatório Francês de Artes e Ofícios (Conservatoire national des arts et métiers), onde se reuniu com George Venezelos, responsável por projetos na área aeroespacial do curso de Aeronáutica da instituição. No encontro se discutiu desenvolver projetos conjuntos de cotutela e doutorado profissional no campo da aeronáutica.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...