logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aula inaugural do curso de Medicina da UFPR, em Toledo, nesta segunda-feira

Zaki (à direita) ao lado do prefeito Beto Lunitti e do vice-reitor, Rogério Mulinari: "“O curso marca a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento para a região ". Imagem: Acervo da UFPR.
Zaki (à direita), ao lado do prefeito Beto Lunitti e do vice-reitor, Rogério Mulinari: ““O curso de Medicina em Toledo marca a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento para a região “. Imagem: Acervo da UFPR.

Nesta segunda-feira (dia 21), acontece a aula inaugural do curso de Medicina, do novo campus da UFPR, na cidade de Toledo. O reitor, Zaki Akel Sobrinho, estará no novo campus do interior do estado, em Toledo para proferir a aula inaugural às 19h00, no Teatro Municipal (Rua Santos Dumont, 2626), ao lado do prefeito Beto Lunitti e demais autoridades da região, Zaki .
Para a reitoria da UFPR, o início das atividades do curso é um momento histórico não apenas para Toledo, mas para toda a região. O curso marca a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento para a região porque alavancará a economia local, abrirá novas vagas no mercado de trabalho e preparará profissionais da saúde com uma formação de alto nível, de forma totalmente gratuita, em uma das instituições de ensino mais importantes e respeitadas do Brasil.
Reivindicação antiga
A criação do curso de Medicina em Toledo resulta de uma reivindicação antiga da região. Em outubro do ano passado, uma comissão de especialistas comandada pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, esteve na cidade para apurar as necessidades e a estrutura necessária para a criação do curso.
A comitiva também conheceu a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Francisco e as obras do Hospital Regional, que receberão investimentos em equipamentos da ordem de R$ 16 milhões. O Conselho Universitário (COUN) da UFPR aprovou a criação do curso em 9 de abril de 2015, confirmando o compromisso da Reitoria com a interiorização e a identificação da UFPR com as demandas da sociedade paranaense.
Segundo mais concorrido
A sede será construída em terreno com 35 mil metros quadrados de área, doado oficialmente pela Prefeitura de Toledo à UFPR em 27 de abril de 2015.  A área está localizada na Avenida da União, na frente ao Hospital Regional. A UFPR já recebeu o alvará de funcionamento e a licença sanitária do novo Campus Toledo no dia 16 de março de 2016.
O novo curso seguirá rigorosamente as diretrizes da saúde. Terá apoio pedagógico pleno do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que tem seis cursos de graduação, cinco programas de pós-graduação e programas de residência  em todas as especialidades de práticas médicas. O novo campus Toledo terá, ainda, apoio acadêmico e administrativo da unidade da UFPR em Palotina. O Vestibular da UFPR 2015/2016 ofereceu as vagas para primeira turma do curso de Medicina em Toledo, em 2016, e já foi o segundo curso mais concorrido deste vestibular, com uma concorrência de 37,02 candidatos por vaga.

Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...