logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor Zaki Akel Sobrinho palestra no Smart City Business America

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, foi um dos convidados especiais do Smart City Business America, evento realizado em Curitiba nesta semana. O evento propõe-se a discutir os principais problemas das cidades e compartilhar diferentes visões, soluções e casos de sucesso. Nesta terceira edição, o reitor participou do Fórum de Mobilidade Volvo, que tratou especificamente da questão da mobilidade urbana.

O Fórum de Mobilidade reuniu especialistas para um debate mais aprofundado sobre o tema “Que transporte público desejamos para Curitiba?”. O reitor Zaki Akel Sobrinho, que abriu as discussões, afirmou que a Universidade tem uma grande preocupação com a questão da mobilidade, pois a comunidade universitária é formada atualmente por mais de 40 mil pessoas – entre docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e terceirizados. “Também é nosso papel participar das discussões sobre os investimentos públicos”, pontuou.

palestra_mobilidade
Fórum de mobilidade reuniu especialistas para discutir a questão do transporte nas cidades

O diretor da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, Rogério Mainardes, destacou que o transporte deve ser pensado, acima de tudo, como um bem comum. “Nós temos uma responsabilidade muito grande nas universidades de hoje. Mais que ensinar tecnologia, técnicas, é fazer com que as pessoas pensem no bem comum. A felicidade está intimamente ligada à mobilidade”, acrescentou.

Para o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires, as cidades precisam priorizar o transporte público em detrimento dos veículos particulares. “E o sistema de transporte precisa oferecer ao usuário confiabilidade no tempo de viagem, regularidade e conforto”. Para ele, a percepão de qualidade reside naquilo que o transporte permite, “que é utilizar a cidade toda. Ele tem qualidade quando me permite chegar, em um tempo razoável e a um custo razoável, aonde eu quero”.

O presidente executivo da Organização Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho, comentou sobre as políticas de subvenção ao transporte e explicou que é necessário construir, nas cidades, redes integradas e multimodais, a fim de reduzir o custo. “Mas a rede multimodal não pode ser concorrente, tem que ser uma rede única, interligada”, observou. Após as apresentações, a plateia também pode participar enviando perguntas aos palestrantes e debatedores.

O Fórum de Mobilidade ocorreu paralelamente ao evento 3º Smart City Business, que é realizado em Curitiba desde terça-feira (19), na ExpoUnimed.

Por Mayara Godoy / Fotos: Marcos Solivan

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...