“Meu argumento é que não apostar nas universidades públicas é não apostar no desenvolvimento econômico”, afirmou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, durante a abertura do III Seminário Edésio Passos, nesta quinta-feira (4), na Faculdade de Direito da UFPR. Ricardo Marcelo foi convidado pelo Instituto Edésio Passos, que promove o evento, a abordar o papel da universidade pública na defesa da democracia. Na fala, ele reforçou a produção de conhecimento como uma das ações diretas das instituições nesse intento, na medida em que a ciência, a tecnologia e a inovação são variáveis que influem diretamente na economia.
O reitor sustentou que o desenvolvimento econômico, ainda que não seja suficiente para garantir um ambiente democrático, é necessário para isso. Nesse tópico, ele destacou que as universidades atuam tanto na produção científica como na formação qualificada de profissionais e intelectuais. Lembrou ainda que o investimento em ciência é importante para permitir a evolução da economia e da sociedade em geral, com aumento da qualidade de vida da população.
Programação do seminário prevê debates sobre democracia nos dias 4 e 5 de abril. Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR
“Os avanços do agronegócio e da indústria brasileira em geral não poderiam ter acontecido sem as universidades públicas”, afirmou, registrando pesquisas que creditam às instituições públicas são os motores da ciência brasileira. “As universidades públicas representam 15% das instituições de ensino superior, mas fazem quase toda a pesquisa do País”.
Educação
Ricardo Marcelo sustentou que a qualidade do ensino superior consolida os investimentos na educação básica, uma vez que as universidades formam professores. “O ensino superior precisa ser bom para que a educação básica seja, porque é das licenciaturas que saem os professores”, argumentou.
Nesse sentido, o reitor reforçou que a educação básica precisa de investimentos e planejamento estratégico, mas ponderou que é equivocado condicionar esse estímulo ao enfraquecimento das universidades. “Os investimentos devem ser feitos, mas não às custas dos orçamentos já minguados das universidades”.
Participaram da abertura: a vice-presidente da OAB/PR, Marilena Winter; o advogado André Franco de Oliveira Passos; a diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera de Chueiri; e a coordenadora do Curso de Direito da UFPR, Tatyana Friedrich
O professor concluiu o discurso defendendo a posição da universidade pública como “o foco da inteligência, ciência e saber” do País — ou seja, o local onde é possível superar a mera opinião e produzir conhecimento, o que acredita ser particularmente necessário na atualidade. “Estamos em uma época em que precisamos de luz”, disse. “Não existe futuro sem inteligência”.
Seminário
Em sua terceira edição, o evento acadêmico em memória do advogado trabalhista Edésio Passos, formado na Faculdade de Direito da UFPR em 1961, se propôs a debater a democracia sob os pontos de vista do Direito. A programação ocorrerá até esta sexta (5) no Prédio Histórico da UFPR.
Nesta quarta, a abertura contou também com as presenças da vice-presidente da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marilena Winter; do advogado André Franco de Oliveira Passos, um dos sócios do instituto e filho de Edésio Passos; da diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam de Chueiri; e a coordenadora do Curso de Direito da UFPR, Tatyana Friedrich.
SERVIÇO
III Semana Edésio Passos
Data: 4 e 5 de abril
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR (Campus Santos Andrade, em Curitiba)
PROGRAMAÇÃO
4/4 (quinta-feira)
9 horas – “O papel da universidade pública na defesa da democracia”, com Ricardo Marcelo Fonseca (reitor da UFPR)
10 horas – “Parlamento, democracia e resistência”, com Professora Josete (vereadora de Curitiba); Goura Nataraj (deputado estadual); Renato Freitas (advogado e ativista de Direitos Humanos)
18 horas – “A democracia como valor universal: desafios e perspectivas no Brasil”, com Felipe Santa Cruz (presidente da OAB Nacional)
5/4 (sexta-feira)
9 horas – “Democracia e o mundo do trabalho – o centenário da Organização Internacional do Trabalho – OIT)”, com Luiz Eduardo Gunther (desembargador do Trabalho no TRT/9ª região); Tatyana Friedrich (professora de Direito Internacional e coordenadora do curso de Direito da UFPR); e Sandro Lunard Nicoladeli (advogado e professor de Direito do Trabalho da UFPR)
Mais informações no site do Instituto Edésio Passos
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]