logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor recebe vencedor do prêmio Jabuti

Eduardo da Fonseca, Gilberto de Castro, Deise Picanço e Zaki Akel Sobrinho - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O Jabuti, prêmio literário inédito recebido em novembro pela Editora UFPR, foi apresentado nesta segunda-feira (25) ao reitor Zaki Akel Sobrinho. O livro “Psiquismo e vida: sobre a noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche”, de Eduardo Ribeiro da Fonseca, conquistou o segundo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise do 55º Prêmio Jabuti.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deise Cristina de Lima Picanço, o diretor da Editora UFPR, Gilberto de Castro e o autor Eduardo Ribeiro da Fonseca apresentaram a premiação no Gabinete do Reitor e falaram sobre a importância da premiação para a Universidade Federal do Paraná.

Para o autor, que também é psicanalista e professor universitário, o prêmio “foi um segundo lugar que vale como primeiro lugar”. Fonseca explica que o vencedor da primeira colocação, Joel Birman, pode ser considerado um hors concours, por ser um autor tradicional na área, de longa carreira e muito respeitado. Zaki Akel Sobrinho considera que o prêmio conquistado coloca a “Universidade em mais destaque ainda”.

Obras premiadas estão no catálogo do 55º Prêmio Jabuti - Foto: Rodrigo Juste Duarte


Além de ser o primeiro Jabuti recebido por um livro da Editora UFPR, Gilberto de Castro enfatiza que este ano, apenas quatro editoras universitárias do país receberam o prêmio. “Temos potencial para ganhar mais no ano que vem”, diz Castro.

Novo projeto
A Editora UFPR lançará mais um projeto de Eduardo Ribeiro da Fonseca. O autor de “Psiquismo e Vida” está traduzindo uma obra do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, inédita em português. É a terceira edição original de 1859 do segundo volume de “O mundo como vontade e representação”. Para Fonseca, é o trabalho mais fascinante e desafiador que já fez. Além da tradução, que deve manter a ideia do autor, são incluídas notas explicativas “para dar a dimensão dos problemas e comentários técnicos”. O livro deve ser lançado pela Editora UFPR em 2014.

Editora UFPR recebe Prêmio Jabuti pela primeira vez - Foto: Rodrigo Juste Duarte


Jabuti 2013
A Universidade Federal do Paraná esteve representada no 55º Prêmio Jabuti também por seus professores. Caetano Galindo, do curso de Letras, recebeu o primeiro lugar na categoria Tradução, com a obra “Ulysses”. Também do curso de Letras, Paulo Venturelli ficou em segundo lugar na categoria Infantil com o livro “Visita à Baleia”.

Isabela Galarda Varassin, do Departamento de Botânica, colaborou no livro “Polinizadores no Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais”, terceiro lugar na categoria Ciências Naturais. Marta Moraes da Costa, da Pós-Graduação em Letras, é autora de um dos capítulos da obra “História do Teatro Brasileiro, volume 1”, segunda colocada na categoria Arte e Fotografia.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...