logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor recebe representantes de universidade polonesa

 Imagem: Marcos Solivan
Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta terça-feira, dia 24, o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho, recebeu em seu gabinete representantes da comunidade polonesa em uma visita de cortesia. Participaram do encontro o cônsul geral da República da Polônia em Curitiba, Marek Makowski, o reitor da Universidade Politécnica de Świętokrzyska, Stanisław Adamczak, o assessor de relações internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, o assessor de relações internacionais da instituição polonesa, Ryszard Maj, e professores interessados.

O encontro foi um primeiro contato entre as duas universidades em direção a um futuro termo de colaboração, focado no intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Os reitores trocaram impressões e fizeram sugestões que podem delinear o acordo. A expectativa é de que em agosto, quando Adamczak deverá vir novamente ao Brasil, já exista um texto preliminar para firmar a parceria.

“O contato in loco dos professores é essencial”, explicou o reitor polonês, que convidou Akel Sobrinho para uma visita à sua instituição. A Universidade de Świętokrzyska dispõe de cinco faculdades e 17 especialidades em competências politécnicas, além cursos de Economia e Gestão de Produção.

“A Polônia tem uma relação muito forte com o Paraná”, disse Akel Sobrinho. “Nós já temos parceria com a Polônia, mas uma parceria com uma instituição politécnica supriria muitos interesses comuns – especialmente da pesquisa conjunta”.

O próximo passo, agora, é que sejam definidas as áreas nas quais será possível trabalhar com a mobilidade acadêmica, inclusive com o programa Ciência sem Fronteiras.

Durante a reunião, Makowski e o professor Marcelo Paiva de Souza, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, fizeram a tradução dos diálogos.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...