Herrera, que voltará a Cuba para assumir um dos postos no Ministério da Educação daquele País, veio levantar pontos onde a cooperação entre os dois países pode ser incrementada através do relacionamento entre a Universidade Federal do Paraná e as universidades cubanas.
O representante também visitou os setores de Tecnologia e Ciências Biológicas, áreas consideradas como de grande interesse. “Que esse encontro seja apenas o começo”, disse o Reitor Carlos Moreira Júnior. “É uma parceria muito importante para todos nós”.
Além de Omar Herrera, também participaram da reunião com o reitor três professores de universidades cubanas: Fredy Rosales Paneque – Universidade de Holguín; César Martell Saavedra – Universidade de Ciego de Ávila; e Vidal Palacios Calderón – Universidade de Pinar Del Rio, que vieram ainda na semana passada para Curitiba e deverão permanecer por pelo menos mais um ano na UFPR. Oriundos da área de Educação Física eles ficarão instalados no Setor de Ciências Biológicas, no Departamento de Educação Física, atuando em um projeto que envolve a universidade e o Governo do Estado.
O objetivo é formar novos atletas entre os estudantes de colégios estaduais do Paraná e, ao mesmo tempo, capacitar professores da disciplina de Educação Física.
“Foi um programa que nasceu de um entendimento entre o nosso reitor e o Governador do Estado Roberto Requião e que vem tendo todo o empenho da Assessoria de Relações Internacionais e do Departamento de Educação Física da Universidade”, explica o assessor de Relações Internacionais da Reitoria, professor Antonio Carlos Gondim. “Estamos em contato com a Secretaria de Educação do Estado e o Paraná Esportes, para implementar várias outras ações conjuntas.”
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]