A aula fez parte do Dia do Residente, evento promovido pelo Centro da Visão que marca a formatura de seis médicos residentes em oftalmologia do serviço de oftalmologia do HC, durante o período de 2003 a 2006.
A aula ocorreu no auditório da FUNPAR, no Edifício Ocyron Cunha e teve como tema degeneração macular relacionada à idade, que são alterações físicas na área central da retina e é a região usada para ler, dirigir e ver detalhes. A degeneração provoca diminuição da capacidade visual e pode ser ocasionada por fatores hereditários, diabetes, exposição ao tabaco, hipertensão não controlada e exposição aos raios azuis do espectro solar.
Em sua aula, o reitor mostrou casos de pacientes com degeneração macular e ensinou como identificar e tratar esse problema.
Após a aula magna, cada médico residente apresentou o seu trabalho como requisito para a formatura.
Novos residentes
No evento também ocorreu a apresentação dos novos residentes que farão parte da equipe do Centro da Visão. Eles foram recebidos e apresentados pela coordenadora do Centro da Visão, doutora Ana Teresa Ramos Moreira.
“Espero que vocês respeitem cada uma das pessoas que vão passar em suas vidas nos próximos três anos, qualquer que seja a graduação ou profissão delas. Da mesma forma que vocês tratam uns aos outros vocês devem tratar
essas pessoas, sem orgulho, sem preconceito, mas de forma humana e carinhosa”, aconselhou Ana Teresa.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Lucas Gandin
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]