Reitor Ricardo Marcelo é homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o Prêmio João Crisóstomo Arns

22 novembro, 2018
23:50
Por
0
UFPR

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu na noite desta quinta-feira (22) o Prêmio João Crisóstomo Arns, entregue pela Câmara Municipal de Curitiba a pessoas que se destacam nas áreas da educação e da cultura. Escolhido para falar em nome dos 19 homenageados, o reitor fez um discurso em defesa do investimento em educação e cultura, da liberdade e do livre debate entre diferentes concepções e pensamentos.

A sessão, conduzida pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Serginho do Posto, aconteceu no plenário do prédio histórico da Câmara, reunindo vereadores, amigos e familiares dos homenageados.

A vereadora Fabiane Rosa falou em nome da Câmara Municipal. Ela lembrou a trajetória de João Crisóstomo Arns, conhecido como “Tio Frei”, que dá nome ao prêmio, criado há 24 anoswe. “Ele dedicou sua vida à educação e antes mesmo de se falar em inclusão, fez da igualdade uma bandeira”, afirmou. A vereadora lembrou que João Crisóstomo era “o mais velho de uma família de 13 irmãos, repleta de personalidades, como o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, a doutora Zilda Arns e Osvaldo Arns, pai de Flávio Arns”.

 

Os 19 homenageados com os vereadores que participaram da cerimônia. Foto: Chico Camargo/CMC

“A todos os homenageados, a nossa profunda gratidão, admiração e respeito pelos importantes serviços prestados à comunidade. Que todo suor seja recompensado e que o conhecimento se propague”, disse a vereadora.
Cada homenageado recebeu o prêmio do vereador responsável pela indicação. A homenagem ao reitor foi prestada por indicação do vereador Professor Euler.

“A educação é a resposta”

Ao agradecer a premiação em nome de todos os homenageados, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a honra era ainda maior por ser entregue na “casa do povo”, e lembrou que o prédio histórico da Câmara foi o cenário da instalação oficial da UFPR, a mais antiga universidade do País, em 1912. “Um ano depois, também aqui, o então reitor Victor Ferreira do Amaral disse que a escolha do dia 19 de dezembro – data da emancipação política do Paraná – para a instalação da universidade simbolizava também a emancipação intelectual dos paranaenses.”

“A educação, assim como a cultura, civiliza, molda, refina e esculpe. A educação é a resposta”, afirmou o reitor, ao falar em nome dos homenageados, Foto: Eleonora Mendonça/UFPR

O reitor lembrou as discussões do recente período eleitoral brasileiro acerca de temas como segurança, desemprego, corrupção e desenvolvimento econômico. E destacou que, entre todas as necessidades do País, o investimento em educação deve estar no centro das preocupações dos governantes, pois permeia todas as outras.

“A educação, assim como a cultura, civiliza, molda, refina e esculpe. A educação é a resposta”, afirmou. Ele destacou a importância das universidades públicas, responsáveis por 90% da ciência, da tecnologia e da inovação produzidas no Brasil.

“O desenvolvimento econômico do País não é possível sem pesados investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou. “Mas educação e cultura pressupõem liberdade, livre embate de percepções e ausência de qualquer forma de interdição. O maior inimigo da educação e da cultura não são as ideologias, mas as interdições.”

Além do reitor da UFPR, receberam o Prêmio João Crisóstomo Arns: Adriane Seixas Pombeiro; Carla Marthendal; Clayton Reis Denise Lipinski Rutkoski; Ediane Silva Spaki; Gilberto Ferreira; Izabel de Souza Godoi; Juliana Hauth; Luiz Fernando Amorim; Marino Galvão Junior; Marlus Geronasso; Mary Vicente Dacól; Patricia Alves Vieira; Sonia Mara Garcia; Talita Moser; Thiago Maillo; Vilmar Kraemer; e Vitor Mendes Rodrigues.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]