Imagem Padrão

Reino Unido autoriza remédio contra Covid-19 testado no CHC-UFPR

05 novembro, 2021
18:11
Por
Ciência e Tecnologia

O medicamento reduziu hospitalizações e mortes por Covid-19 durante os estudos. Foto: Divulgação Merck/MSD.

O Reino Unido é o primeiro país do mundo a autorizar, de maneira condicional, o uso do medicamento oral molnupiravir, da farmacêutica Merck/MSD, contra a Covid-19. O remédio foi testado internacionalmente e o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) foi um dos sete locais do Brasil e o único do Paraná a realizar a pesquisa, registrando o maior número de voluntários no país.

Durante os estudos, o antiviral reduziu pela metade a hospitalização ou morte por Covid-19 dos usuários em relação aos pacientes em receberam o placebo. A infectologista Mônica Gomes, coordenadora do estudo no CHC-UFPR, explica que o remédio inibe a replicação do vírus, bloqueando a síntese do RNA viral. “O molnupiravir foi indicado para pessoas com até cinco dias de sintomas da Covid-19. Das 8 mortes ocorridas em 29 dias do início da doença, nenhuma foi no grupo de pessoas que usaram a droga, em comparação com aqueles que usaram placebo”, explica.

O medicamento ainda não teve o uso liberado no Brasil e não substitui a vacinação. No Reino Unido o uso foi autorizado para pacientes com Covid-19 leve a moderada e pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento de doença grave.

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]