

Os procedimentos necessários ao registro de diplomas pelas instituições de ensino superior de Curitiba, litoral e região metropolitana estão sendo objeto de treinamento nesta quarta-feira (21), na Universidade Federal do Paraná. Representantes de 43 instituições ─ faculdades estaduais, particulares e isoladas ─ estão participando da capacitação ofertada pela Unidade de Registro de Diplomas da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR, nas dependências do Salão Nobre Do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR.
“O objetivo é fazer com que todas as unidades trabalhem de maneira uniforme. Padronizando os procedimentos para o registro evitaremos muitos erros que estão acontecendo, motivo de transtorno e atraso na emissão dos diplomas”, explica o coordenador do treinamento, Eliomar Manfredini. O prazo da UFPR para emissão dos diplomas gira entre 90 a 120 dias, quando a demanda é muito grande. Nos últimos meses a média tem sido cerca de 30 dias, um prazo considerado ágil em comparação com outras universidades do País. “Este período estipulado depende muito da colaboração e organização das instituições”, explica Eliomar.
No treinamento os participantes receberam um Guia de Instrução que explica o passo a passo da montagem de um processo de registro, que inclui minúcias que são observadas com rigor. Uma letra, um número, um nome abreviado ou até mesmo a ausência de um acento na grafia pode ocasionar o retorno do processo para correção. A documentação pessoal do diplomado, históricos escolares e outros comprovantes também são igualmente conferidos, assim como o diploma em si, no qual não é permitido, por exemplo, o uso de canetas que não sejam a de tinta nanquim ─ sugere-se a 0,5.
Durante a capacitação os participantes poderão tirar dúvidas e dar sugestões para a Unidade de Diplomas que é coordenada por João Nilton Fagundes de Oliveira. Também a comunidade interna da UFPR deverá passar por capacitação semelhante em treinamento a ser ofertado para os secretários das coordenações de curso.
Por: ACS/Prograd