logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reformado e com novas peças, Museu de Ciências Naturais da UFPR reabre ao público nesta quinta (08)

Após nove meses de ampla reforma, o Museu de Ciências Naturais da UFPR reabrirá seu acervo para exposição. Uma solenidade especial marcará a inauguração da nova sala nesta quinta-feira (08), abrindo as portas para os visitantes conhecerem materiais de coleções científicas de Zoologia e de Paleontologia, que podem ser consultados durante todo o ano por alunos ou pesquisadores de quaisquer instituições.

FOTO:
FOTO: Marcela Cassou

O Museu de Ciências Naturais foi fundado em 26 de abril de 1994, por iniciativa do geneticista e professor da UFPR, Euclides Fontoura da Silva Junior – que será homenageado com o nome da nova Sala de Exposições por suas ações em 40 anos de trabalho na UFPR, além das contribuições para ciência como membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do conselho editorial do Instituto Ciência Hoje.

Nos mais de 21 anos, a história do Museu foi construída por meio da constante ampliação e aprimoramento de seu acervo e suas coleções científicas. Nessa última reforma, as peças que já faziam parte do acervo passaram por melhoria, com novos painéis explicativos e telas que mostram animais menores num grau maior de detalhamento. Foram recebidos também novos materiais, como fósseis de jacaré, rinoceronte, entre outros.

FOTO:
FOTO: Marcela Cassou

Somente no ano passado, foram mais de 3 mil alunos e professores visitantes, vindos de 124 escolas públicas e privadas, de 73 municípios do Paraná, além de crianças e adultos de outros estados brasileiros e de países como Alemanha, Inglaterra, Argentina e Portugal. Por esse fluxo é que a reforma tornou-se ainda mais necessária, conforme explica o coordenador científico do Museu, Fernando Sedor. “Houve uma reestruturação no sistema de circulação do Museu. Antes eram usados biombos para separar o trajeto a ser percorrido durante as visitas. Agora o ambiente está mais arejado, limpo”.

Junto à inauguração da nova Sala de Exposições será realizado o lançamento do livreto “Conchas de Moluscos Marinhos do Paraná”, produzido pelo Museu em parceria com o Instituto TIM, que também financiou parte das novas peças que estarão expostas a partir da próxima semana.O evento ocorrerá nesta quinta, a partir das 15h30, na sede do Museu, que fica no primeiro piso do Setor de Ciências Biológicas (Centro Politécnico).

As instituições que quiserem agendar visitas ao Museu de Ciências Naturais podem entrar em contato pelo email biomuseu@ufpr.br ou pelo telefone 3361-1628.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...