logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Referência na área, UFPR colabora com outras instituições na implantação do Sistema Eletrônico de Informações

A Universidade Federal do Paraná já está com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) implantado e em pleno funcionamento desde dezembro de 2016. Atualmente, a instituição é considerada referência na utilização do Sistema e sua equipe gestora está apta para realizar capacitações em todas as versões do programa.

O último treinamento foi dado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Rio Grande do Sul, nos dias 26 e 27 de julho. A capacitação foi ministrada pelos gestores do SEI na UFPR Aldemir Junglos e Alexandra Dantas Roeder. Também participaram convidados da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

De acordo com Junglos, no treinamento foi apresentado o funcionamento do Projeto SEI da UFPR e as estratégias envolvidas nas etapas de implantação, incluindo os planos de comunicação e capacitação. “Foram expostas as ferramentas e as funcionalidades disponíveis no sistema. Ao longo dessa etapa, explicamos de que forma atuamos com nossos usuários e em nossos treinamentos na universidade”, conta.

Foto: Marcos Solivan

SEI

O SEI faz parte do processo de modernização da administração pública federal, com objetivo de aprimorar a gestão documental e facilitar o acesso de servidores e cidadãos às informações institucionais.

O sistema integra o projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa coordenada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) que congrega diversos órgãos e entidades públicas, visando construir uma infraestrutura para a integração dos documentos e processos dos órgãos do governo federal,

O MP está construindo um canal de comunicação – chamado Barramento – para integrar os diversos órgãos que utilizam o SEI, de forma que a tramitação dos processos entre todas as instituições usuárias do sistema se dará eletronicamente, desburocratizando essa atividade. O Barramento deverá estar apto para a utilização nos próximos dias.

A equipe responsável pelo SEI na UFPR está implantando a versão 3.0 do sistema, que traz novidades como o desenvolvimento de módulos específicos interagindo com o sistema, possibilidades adicionais para pesquisa, recursos de acessibilidade, marcadores e navegação no bloco de assinaturas.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...