logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Risco de contaminação da água leva UFPR a fechar temporariamente RU Central

Estudantes fazem fila para almoçar no RU Central - Foto: Leonardo Bettinelli
Fila para almoçar no RU Central Imagem: Leonardo Bettinelli

O risco de contaminação da água, provocado por um rompimento em um cano, levou a Reitoria da Universidade Federal do Paraná a determinar, como medida de segurança preventiva, o fechamento temporário do Restaurante Universitário (RU) da UFPR, no centro de Curitiba.  O serviço será reativado nos próximos dias, assim que o cano for consertado e laudo técnico encomendado pela confirmar que a água consumida pelo RU não está contaminada.

O risco de contaminação ocorreu porque invasores do prédio anexo ao RU, que possui a mesma fonte de abastecimento de água do restaurante, provocaram danos no cano de abastecimento de água. Os invasores insistem em ficar no prédio, contrariando expressamente posição da Reitoria e do Conselho Universitário, embora o edifício já tenha sofrido princípio de incêndio duas vezes, o que levou o Corpo de Bombeiros a recomendar a desocupação do imóvel.

“Diante do risco de contaminação da água consumida pela cozinha, prejudicando seriamente o preparo dos alimentos consumidos pela comunidade que frequenta o RU, optamos pela decisão mais sensata, interromper temporariamente os serviços”, informou o pró-reitor de Administração da UFPR, Edelvino Razzolini Filho.

O pró-reitor explicou que existe evidência de potencial risco de que a água possa estar contaminada, devido ao fato de o rompimento do cano ter provocado a infiltração de sujeira na tubulação. Para evitar mais prejuízos aos alunos, a UFPR providenciou transporte gratuito para que eles possam se alimentar nos outros RUs da UFPR.

Reforma do DCE

No último dia 26, por unanimidade, o Conselho Universitário aprovou moção de apoio às ações do Diretório Central dos Estudantes e da Reitoria para a liberação imediata destinada à reforma e o uso adequado do prédio usado para atividades do DCE, que foi invadido por grupos externos à UFPR.

A moção aprovada pelo Conselho Universitário estabelece ainda a elaboração de um Plano Diretor para definir as ações que serão desenvolvidas em relação ao assunto, condena a decisão dos invasores de desrespeitar a posição da comunidade universitária da UFPR e propõe a identificação destas pessoas.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...