Neste sábado (27/08) a Coordenação de Cultura da UFPR lançou a nova edição do ‘TOM Caderno de Ensaios’. A edição traz o tema “Trânsitos em Verbos – Linguagens do Que(r)er” com imagens, declarações, entrevistas, relatos, histórias e corpos sobre o movimento queer, que celebra a diversidade da expressão de gênero. A curadoria foi da professora Angela Machado e do professor Leandro Franklin Gorsdorf.
“Pensar sobre o Queer não é pensar apenas sobre gênero e sexualidade mas pensar sobre uma outra forma de ver o mundo. Pensar sobre as categorias, as hierarquias, os parâmetros criados dentro de uma sociedade branca, heterossexual e machista para que a gente possa pensar outras referências outras formas de construção de sujeitos, de direitos e expressões que normalmente não são visibilizadas e reconhecidas, mas que existem e estão no nosso cotidiano” conta Gorsdorf.
O professor destacou ainda que “a cultura tem sido um dos campos de ação muito importantes para que haja a possibilidade de vocalizar este tipo de expressão de diversidade cultural e sexual. A cultura tem essa potencialidade de criação, e quando falamos de criação estamos falando de criação de um novo que está por emergir, de um novo que ainda não existe, um novo que busca o seu lugar dentro dessa sociedade, dentro deste mundo”.
Os curadores buscaram representar a diversidade de visões em torno do Queer convidando artistas, pensadores e acadêmicos para tratar dessas expressões. ” Quando a gente pensa no Queer, pensamos em tudo aquilo que causa estranheza, que ainda não tem nomeações ou que quer escapar das nomeações já construídas, é um processo em constante transformação, crítica daquilo que se faz, daquilo que se pensa, o que a gente pode pensar nesse trânsito, nessa ideia de transeunte, aquilo que não necessariamente é fixo e estável” completa Gordorf.
por Rodrigo Choinski
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]