ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Quatro novos cursos da UFPR alcançam maiores notas do Enade na primeira avaliação

Quatro dos seis cursos dos campi avançados da UFPR avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 obtiveram conceito 4 e 5 – as maiores notas do indicador – em sua primeira participação. Três licenciaturas receberam a nota máxima: Computação, no Setor Palotina e no campus avançado de Jandaia do Sul, e Ciências Biológicas, em Palotina. A licenciatura em Ciências Exatas – Química, no Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná, foi classificada com o conceito 4.

O Bacharelado em Ciências Biológicas, em Palotina, manteve o conceito 3. A Licenciatura em Educação Física, no Setor Litoral, em Matinhos, foi avaliada com o conceito 2 em sua estreia no Enade. Para a conceituação, é necessário que os cursos tenham pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. A Licenciatura em Ciências Exatas – Física, no CEM, foi criada em 2014. A primeira turma está em seu terceiro ano, por isso, o curso foi classificado Sem Conceito (SC).

O diretor de Apoio aos Campi Avançado da UFPR, Helton José Alves, acredita que o bom desempenho se deve ao esforço de professores e coordenadores de cursos empenhados na qualidade do ensino, juntamente com os servidores. “Vários desses cursos ainda estão em fase de implementação. Apesar das adversidades, a qualidade da marca UFPR também está sendo garantida no interior, fora de Curitiba. Podemos dizer que estamos formando muito bem os nossos alunos. O empenh o da equipe compensa algum déficit de infraestrutura que ainda temos. A nota do Enade reflete isso”, explica Helton.

De acordo com o coordenador do curso de Computação em Palotina, Marcos Antonio Schreiner, o curso ficou com o conceito Enade contínuo 4,779224904701, o mais alto do país entre os cursos avaliados na área de Computação – Licenciatura. “Somos o primeiro entre os 59 cursos que tinham concluintes inscritos na prova. O mesmo vale para o IDD, indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. O do curso foi 5”, comemora o professor.

“Essa nota demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido pelos docentes e técnicos-administrativos de Jandaia do Sul, assim como o engajamento dos nossos estudantes”, afirma o vice-coordenador da Licenciatura em Computação em Jandaia do Sul, Carlos Roberto Beleti Junior.

A  coordenadora do Curso de Ciências Biológicas de Palotina, Valéria Iared, atribui a nota a três fatores. “Primeiramente, é mérito dos próprios estudantes que se empenharam ao longo de todo curso. Também, pela dedicação dos professores que vêm se preocupando com a formação e perfil dos nossos egressos. Por último e não menos importante, esse resultado é reflexo do apoio da própria instituição para com as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Dos 30 cursos de licenciatura da universidade avaliados na edição 2017, 90% obtiveram notas 4 ou 5. O teste também avaliou cursos de exatas. O exame é anual, com ciclos avaliativos trienais. A cada edição, o exame é aplicado a alunos de grupos de cursos diferentes. Em 2017, o Enade foi aplicado a estudantes que haviam feito a prova em 2014.

A última edição contou com a participação de 537.360 estudantes que estão concluindo cursos de graduação. Eles representam 1.478 instituições de ensino superior. Os resultados iniciais divulgados na última terça-feira (9) indicam que foram avaliados 10.570 cursos presenciais e a distância, distribuídos em 44 áreas. Quase 80% dos 66 cursos da UFPR foram avaliados com conceito 4 e 5, as maiores notas. O Conceito Enade é um indicador de qualidade da educação superior calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mais informações aqui.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...