Qualidade dos corpos hídricos é tema do 1º Simpósio MAUI Brasil – Alemanha

11 fevereiro, 2014
17:46
Por
0
Ciência e Tecnologia

O Simpósio de Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI) Brasil – Alemanha traz em sua primeira edição o tema ‘Nutrientes e Micropoluentes em Efluentes’. O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de março, em Curitiba e está com inscrições abertas.

O objetivo do evento é permitir trocas de conhecimento sobre origem, característica, dinâmica e degradabilidade dos nutrientes e micropoluentes no meio aquático. Temas essenciais na garantia da manutenção da qualidade da água dos rios, lagos e outros corpos hídricos.

Além de palestras, o encontro contará com debates, mesas redondas, apresentação de pôsteres e exposição em stands, além de dois minicursos. A finalidade é permitir o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores e empresas do Brasil e da Alemanha e promover a interação entre as várias áreas de conhecimento das Ciências Ambientais e da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Alguns temas destaques da programação são:

– Riscos à saúde pública e meio ambiente,

– Aplicação da legislação e regulação e alternativas,

– Detecção, monitoramento e controle,

– Tratamentos de efluentes para remoção de nutrientes e prevenção da eutrofização,

– Tratamentos de efluentes para remoção de micropoluentes,

– Recuperação de nutrientes

A programação completa das atividades está disponível no site do evento.

Parceria Internacional

A parceria entre pesquisadores brasileiros e alemães também faz parte da Comemoração do Ano da Alemanha no Brasil. E além de apresentar e discutir resultados e alternativas em torno do tema do evento tem o objetivo de promover cooperações internacionais e novos projetos com foco na utilização sustentável dos recursos naturais.

Apresentação de pesquisas

A submissão de trabalhos continua aberta até o dia 25 de fevereiro. Os interessados devem verificar o regulamento no site do evento.

Organização

A coordenação do evento é do Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI) da UFPR e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná. Além da UFPR e ABES-PR, o encontro conta com a parceria da Universidade de Stuttgard e do SENAI.

Serviço

Data: 25 à 27 de março
Local: Auditório Caio Amaral Gruber do Centro de Eventos Sistema FIEP localizado na Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]