O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal do Paraná traz para debate a temática “A iconicidade na libras”. A programação acontece nesta sexta-feira (3), das 19h às 21h, pelo canal do PPGE no Youtube.
A mesa redonda será coordenada pelo professor André Xavier e terá a participação de seus orientandos surdos de mestrado Katherine Fischer e Clóvis Batista de Souza e de doutorado, Daiane Ferreira. O docente explica que a iconicidade, entendida enquanto a motivação das formas linguísticas, é um fenômeno que ocorre em todas as línguas independentemente de sua modalidade. “É preciso desfazer a falsa visão que ainda povoa o imaginário de leigos de que as línguas de sinais não são sistemas linguísticos tal como o português, por exemplo, por se assemelhar a mímicas e pantomimas”, destaca.
Na sequência, a mestranda Katherine Fischer abordará os nomes de cores na libras e a constituição desse vocabulário, salientando seus aspectos icônicos. A apresentação da doutoranda Daiane Ferreira deverá explorar os aspectos icônicos de sinais que compõem o campo lexical dos topônimos – sinais que nomeiam lugares em libras – e terá como foco os sinais dos bairros de Curitiba.
Por fim, o mestrando Clóvis apresentará aspectos gerais do alfabeto manual da libras bem como da soletração manual. A partir da exploração da iconicidade, ele argumentará em favor de seu reconhecimento como parte da libras e não como um mero sistema empregado em situações de contato linguístico.
Projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”
Dia: 03/06/2022
Horário: 19h às 21h.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]