O projeto é coordenado atualmente pela professora Roberta Sant Anna Kafrouni, do Departamento de Psicologia, e consiste em plantões de atendimento e rodas de conversas conduzidos por estudantes da área. “O aluno que possui alguma dificuldade é ouvido por alguém que possui problemas semelhantes, oferecendo um suporte”, explica Kafrouni.
Os atendimentos no novo local acontecem todas às sextas-feiras, das 9h30 às 15h30, na sala da Assessoria a Projetos Educacionais e de Comunicação (terceiro piso, próximo ao Departamento de Bioquímica). Não é preciso agendar horário. Lembrando que os plantões no Prédio Histórico da UFPR continuam acontecendo das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, no Centro de Psicologia Aplicada (CPA).
Rodas de conversa
O início de algumas rodas de conversas estão programadas para esta semana. No Centro Politécnico com o tema “Universidade não tô sabendo lidar” os encontros iniciam no dia 9 de novembro, às 10h, e acontecem sempre às quintas pelas próximas três semanas. Com o mesmo tema, outros três encontros iniciam no Prédio Histórico da UFPR, no dia 10/11 às 10h30, se repetindo nas próximas sextas. No mesmo local acontece a roda “Será que estou no (per)curso certo?”, que já teve seu início e acontece às segundas-feiras às 14h, haverá encontros nos dias 13 e 20 de novembro.
As inscrições nestes encontros podem ser feitas através do link: http://is.gd/permanesendo.
Formação
Para os alunos de psicologia o projeto é uma oportunidade para adquirirem experiênica profissional, além de ajudar os colegas. As estudantes de psicologia Marina Morelli Rodrigues é voluntária do projeto. “Este espaço é um lugar que eles podem trazer seus sofrimentos tanto em relação à vida na universidade quanto os seus reflexos na subetividade” afirma a estudante, que está no terceiro ano do curso.
Outras informações sobre o projeto e outros plantões são encontradas na página no Facebook, disponível na Página de Facebook do projeto.