O projeto do CNPq “Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva”, coordenado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, Gesualda dos Santos Rasia, oferece à comunidade acadêmica o curso “Entrevista e discurso: procedimentos de pesquisa com corpora experimental” nesta sexta-feira (24). A programação gratuita e remota será ministrada pela docente da Unioeste, Mirielly Ferraça.
O curso objetiva discutir os desafios e possibilidades da pesquisa com discursividades orais. Será abordada a composição do arquivo experimental, envolvendo entrevistas e transcrição do material de modo contínuo e, ainda, o processo de escuta analítico-discursiva do material.
A formação será gratuita e remota via plataforma Teams, das 19h às 22 horas, e terá certificação. Além da UFPR, integram a iniciativa UFFS, UFAL, Unioeste, Instituto Caiçara de Pesquisa e Ensino Superior.
De acordo com a professora da UFPR, o curso visa o enfrentamento à precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de problematização da noção discursiva de memória. “Esses segmentos, além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de viver diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil”, destaca Gesualda.
As inscrições para o curso estão disponíveis pelo e-mail nos.escuta@gmail.com
Curso “Entrevista e discurso: procedimentos de pesquisa com corpora experimental”
Dia: 24/06/2022.
Horário: das 19h às 22h.
Inscrição: nos.escuta@gmail.com
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]