logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes brasileiros e estrangeiros podem se inscrever no Projeto Integrar UFPR

Projeto existe desde 2014 e vem construindo firmes relações entre os estudantes brasileiros e estrangeiros. FOTO: Fanpage Projeto Integrar - UFPR
Projeto existe desde 2014 e vem construindo firmes relações entre estudantes brasileiros e estrangeiros. FOTO: Fanpage Projeto Integrar – UFPR

O Projeto Integrar, que oferece apoio ao estudante estrangeiro da UFPR, está com inscrições abertas. A iniciativa pioneira da Universidade chama alunos, professores e técnicos para uma maior aproximação com as culturas internacionais, oferecendo oportunidades em quatro linhas de ação: Apoiar, Incluir, Acolher e Alojar.

Apoiar: alunos se voluntariam como madrinhas e padrinhos de estudantes estrangeiros. O objetivo é oferecer ajuda e informações de modo informal e acolhedor.

Incluir: seleção de monitores entre os universitários para promover eventos sociais e culturais com a participação de alunos estrangeiros.

Acolher: servidores da UFPR recebem estudante estrangeiro em sua casa por um período curto de tempo. O objetivo é promover o convívio entre culturas diferentes e proporcionar novos vínculos de amizade.

Alojar: membros da comunidade acadêmica poderão disponibilizar locação de moradia e de cômodos aos estudantes estrangeiros com mediação facilitada pela UFPR.

O Integrar entrou em funcionamento em outubro de 2014, coordenado pela professora Eva DalMolin (Secretaria Especial da Reitoria), e vem construindo sólidas relações entre os estudantes. A iniciativa conta com apoio de equipe multidisciplinar de professores e alunos para avaliação e controle dos dados envolvidos, entrevistas e orientação aos participantes. “Para colocarmos o conceito do Projeto em prática, buscamos referência no que acontece, há muito tempo, em países europeus, onde a mobilidade estudantil é norma dentro das universidades. Temos a certeza de que, no cotidiano acadêmico, a qualidade de vida deve ser tão prioritária quanto a busca pela excelência acadêmica”, explica o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari.

Encontro do Integrar no Agrárias reuniu (da esq. para dir., de cima para baixo) Rolff Mitton (Haiti), Amadis Guillorel-Oregon (França), Cíntia Ferraz (monitora da ação Incluir), Santiago (Colômbia), Stefany Monsalve (Colômbia), Lady Ortiz (Colômbia), Maiara Costa (madrinha da ação Apoiar) e Natália Abreu (Argentina). FOTO: Fanpage Projeto Integrar
Encontro do Integrar no Agrárias reuniu (da esq. para dir., de cima para baixo) Rolff Mitton (Haiti), Amadis Guillorel-Oregon (França), Cíntia Ferraz (monitora da ação Incluir), Santiago (Colômbia), Stefany Monsalve (Colômbia), Lady Ortiz (Colômbia), Maiara Costa (madrinha da ação Apoiar) e Natália Abreu (Argentina). FOTO: Fanpage Projeto Integrar

Para ele, a concepção do Integrar UFPR abre novas oportunidades a toda a comunidade acadêmica, de vivência e convivência com diferentes pessoas, idiomas e costumes, estimulando, o interesse e o respeito pela cultura exterior. “Hoje esta interação até ocorre dentro e fora da universidade. No entanto, é algo de forma individualizada e ocasional. O que queremos é oferecer esta possibilidade para todos, de forma articulada e sistematizada, oportunizando o suporte necessário para o desenvolvimento de cidadãos cada vez mais sem fronteiras”, afirma o vice-reitor.

Os interessados em participar do projeto – tanto ajudando com as ações ou como estudante estrangeiro – devem entrar em contato pelo e-mail bemvindo@ufpr.br (ou welcome@ufpr.br).

Confira o Integrar nas redes sociais!

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...