

Iniciativa da Pró-Reitoria de Administração vem ajudando servidores na castração dos animais e auxiliando na conscientização da comunidade quanto aos cuidados necessários com os animais de rua que entram nos campi.
Os cães e gatos que perambulam pelas ruas de Curitiba podem parecer bonitos aos olhos de quem vê, sobretudo para aqueles mais apaixonados pelos animais, mas eles podem trazer muitos problemas. Alguns deles entram nos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, ao serem alimentados por pessoas da comunidade, escolhem estes locais para viver. Por instinto, ao receberem um alimento, os cães podem desenvolver comportamento territorialista e passar a atacar outras pessoas. Além disso, a presença descontrolada de animais ocasiona o aumento de poluição ambiental, poluição sonora, doenças, contaminações e proliferação de parasitas.
Pensando na segurança da comunidade acadêmica e também no bem-estar dos animais, a Pró-Reitoria de Administração (PRA), em parceria com o Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, criou em 2013 o projeto Help Dog, para efetuar a castração de cães e gatos de servidores da universidade. Logo na primeira ação, 21 animais foram castrados gratuitamente. Os participantes passaram por três etapas que consistiam numa palestra, uma consulta pré-cirúrgica e a cirurgia. Os animais que são castrados pelo projeto de extensão Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) recebem acompanhamento por alunos e professores integrantes do projeto até dez dias após o procedimento quando ocorre a alta. Temos alguns municípios parceiros que fazem o contato telefônico com os proprietários um ano após a castração e 90% estão no mesmo lar e passam bem. Em torno de 80% desses animais começaram a frequentar veterinários para vacinas e avaliações anuais, esclarece Simone Guérios, médica veterinária responsável pela unidade.
O Projeto Help Dog fará campanhas anuais de castração, sempre entre março e abril. Fique atento ao site da PRA e acompanhe a data da próxima campanha.