Projeto do PET Química vai preparar professores do ensino fundamental para usar experimentos em aulas de Ciências

03 agosto, 2018
15:08
Por
0
Ensino e Educação

O Programa de Educação Tutorial do curso de Química da UFPR (PET Química) lança na próxima segunda-feira (6), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o “Experimentando Ciência” – projeto que vai preparar professores de escolas municipais de Curitiba para utilizar experimentos como estratégia adicional no ensino de Ciências. O trabalho começa com 20 professores já inscritos, que participarão de atividades presenciais, em laboratórios da universidade, e a distância.

O tutor do PET Química, professor Francisco de Assis Marques, conta que a ideia do projeto nasceu durante a participação do grupo da UFPR no programa Cientistas na Escola, lançado no ano passado pela Secretaria Municipal da Educação. “O nosso grupo visitou 12 escolas. Levamos experimentos de Química e os alunos ficavam fascinados. A criança quer experimentar; esse é o mundo dela”, afirma.

“A rede municipal tem professores excepcionais, dedicados e preparados, mas na maioria com formação em Pedagogia. Acredito que a universidade pode dar a eles instrumentos para motivar as crianças para o aprendizado de Ciências”, destaca Marques.

O professor diz que, além de trazer benefícios para os alunos e professores da rede pública municipal, o projeto será importante também para a formação dos estudantes da UFPR que atuam no PET Química. “Eles vão complementar a formação em contato com a realidade social, o que é importante considerando que muitos serão professores”, afirma.

As primeiras atividades em laboratório acontecerão já na segunda-feira, com alguns experimentos relacionados à constituição da matéria. A partir daí, os encontros em laboratório acontecerão uma vez por mês. Paralelamente, os professores inscritos no projeto receberão apoio do PET Química pela internet, para a construção de materiais didáticos a serem explorados em sala de aula.

De acordo com o professor Francisco de Assis Marques, a intenção é tornar o projeto permanente.

Lançamento do projeto Experimentando Ciência
Data: 6 de agosto, às 8h30
Local: auditório do Departamento de Química da UFPR – Centro Politécnico – Jardim das Américas

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]