Imagem Padrão

Projeto do MAE-UFPR é finalista em prêmio nacional de patrimônio histórico

22 outubro, 2020
12:02
Por

Atividades foram realizadas nos faxinais do município de Pinhão – Foto: Douglas Fróis

O projeto “Histórias de Faxinais” do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná está entre os finalistas da 33ª edição do Prêmio Nacional Rodrigo Melo de Andrade. O prêmio é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987, com objetivo de reconhecer projetos de todo o país que se destacam entre as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

A ação já foi reconhecida internacionalmente, premiada na 8ª edição do Prêmio Ibero-americano “Ibermuseus” de Educação. “Histórias de Faxinais” tem como proposta pesquisar, reunir, sistematizar e divulgar histórias, memórias e objetos ligados aos povos de faxinais. Esses povos são comunidades tradicionais rurais que ocupam regiões de matas de araucária e de lavoura associadas, com sistema produtivo que envolve a criação de animal à solta, lavouras cultivadas em áreas descontínuas e extrativismo de baixo impacto, principalmente de erva-mate e pinhão.

Estudantes ouviram histórias dos membros mais antigos da comunidade – Foto: Douglas Fróis

O projeto conta muito sobre a cultura e o modo de ser faxinalense através do ponto de vista, principalmente, de crianças e jovens do Colégio Estadual do Campo Professor Izaltino Bastos, uma escola da região de Pinhão, no Paraná. Os estudantes atuaram de forma totalmente participativa. Suas histórias foram reunidas em um livro de contos, exposições e em uma websérie.

No vídeo produzido pelo MAE-UFPR é possível conhecer mais sobre as atividades realizada no interior paranaense. Todas as ações do projeto Histórias de Faxinais estão disponíveis no site mae.ufpr.br/historiasdefaxinais.

O resultado do 33º Prêmio Nacional Rodrigo Melo de Andrade deve ser divulgado no início de novembro de 2020.

 

Com informações de Fábio Marcolino, do MAE-UFPR

 

 

 

Imagem em destaque: Alunos recebem o livro de contos “Histórias de Faxinais” – Foto: Douglas Fróis

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]