As estudantes Estephany Cristine da Silva Alves, Kawany Caroline Duarte da Rocha e Marina Grokorriski, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo desenvolveram o protótipo de um minifoguete com cano de PVC para lançar sementes e reflorestar áreas de difícil acesso. A ideia é fruto das atividades do projeto Projeto Meninas nas Ciências – Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica, coordenado pelas professoras Mara Fernanda Parisoto e Paola Cavalheiro Ponciano, do Setor Palotina, e tem financiamento do CNPq.
O Concurso é uma iniciativa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais. A equipe de Palotina procurou uma solução para reflorestar áreas destruídas por queimadas, como a que ocorreu no Parque Nacional de Ilha Grande. É no parque que serão feitos os lançamentos das sementes. No início de outubro, o projeto de Palotina foi anunciado como um dos dez finalistas.
Na fase de votação popular, é possível votar quantas vezes quiser. O resultado será conhecido em uma cerimônia on-line, no dia 19 de novembro, às 11h.
Assista ao vídeo de apresentação do projeto “Reflorestando utilizando minifoguetes: pitangas e ipês”.