Imagem Padrão

Projeto de extensão do curso de Nutrição promove workshop sobre comida brasileira

13 abril, 2018
16:59
Por
Extensão e Cultura

A comida brasileira será a estrela de um workshop o projeto de extensão A Comida é Nossa, do curso de Nutrição da UFPR, promoverá no dia 26 de abril. O objetivo é valorizar a culinária nacional e incentivar o consumo de produtos regionais, mais naturais e menos industrializados.

O workshop, que começa às 14 horas, será ministrado por dois chefes de cozinha do restaurante Officina Restô Bar, Vitor Verona e Felipe Machoski. Eles irão ensinar aos participantes uma receita de baião de dois, comida típica do nordeste, contando um pouco da história do prato. Haverá certificação de participação.

Das 15 vagas disponíveis, 11 já estão ocupadas. As outras quatro vagas serão sorteadas pelo Facebook e Instagram do projeto, onde integrantes da comunidade acadêmica podem se inscrever.

O projeto

Coordenado pela professora Angélica Aparecida Maurício, o proheto A Comida é Nossa iniciou suas atividades em 2013 e busca valorizar a comida nacional. Além disso, o projeto promove eventos e publica artigos voltados para a redução dos casos de obesidade, a partir da divulgação de hábitos alimentares mais saudáveis, sempre relacionados a pratos regionais brasileiros.

Para a professora Angélica, além de utilizar ingredientes de fácil acesso e muitas vezes com custo mais acessível, a comida brasileira promove um resgate do aspecto afetivo do ato de comer. “Muitas vezes o ato de comer está ligado a uma comemoração, uma reunião de família, e nesses casos isso resgata momentos prazerosos”, conta. Ela lembra que a recuperação de receitas de família que passam de geração em geração também alimenta a memória afetiva: “O alimento não serve apenas para saciar a fome, mas também para alimentar a alma”.

Pedro Macedo, com supervisão de Lorena Klenk

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]