

O Projeto “Solo na Escola”, da UFPR, recebeu uma homenagem da comissão organizadora do evento pela relevante contribuição para o desenvolvimento da Ciência do Solo no Brasil”. Na oportunidade, o professor Marcelo Ricardo de Lima da UFPR, vice-coordenador do Projeto, recebeu a placa alusiva do coordenador do congresso, professor Ivan Luiz Zilli Bacic. A homenagem foi feita durante a solenidade de abertura do “XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo” (CBCS), realizada agora em julho.
Projeto ─ Ao longo de 12 anos de atuação, a iniciativa já recebeu mais de dez mil estudantes e professores do ensino Fundamental e Médio, através de visitas guiadas, cursos, eventos, palestras e demais atividades. Também participou da publicação do livro sobre “Solos e Meio Ambiente: abordagem para professores do ensino Fundamental e Médio”, da elaboração da cartilha “Conhecendo os Solos do Paraná” e do “Mapa Simplificado de Solos do Paraná”, distribuídos para todas as escolas públicas estaduais.
O projeto também se destaca pela popularização da Ciência do Solo na internet, disponibilizando material útil para professores de Ciências, Biologia, Geografia e outras áreas, não só no Brasil, como em outros países. O “Solo na Escola” ainda foi fonte de inspiração para outros projetos de extensão universitária no país. Em agosto, o programa iniciará dois cursos de extensão, um para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba, e outro para professores e técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Curitiba e Região Metropolitana da Secretaria Estadual de Educação. Mais informações estão disponíveis no site www.escola.agrarias.ufpr.br.