logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão da UFPR realiza competição para estudantes de Engenharia Civil

Terminam na próxima sexta-feira, 29 de outubro, as inscrições para o Desafio de Taludes – Versão Digital. Neste ano, o projeto é desenvolvido pelo grupo Maccaferri com participação do Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O evento propõe que estudantes de Engenharia Civil exercitem as diversas fases de concepção de um projeto geotécnico. Nesta edição, a atividade consiste em realizar análises de estabilidade em taludes não reforçados e reforçados com elementos resistentes à tração, com o auxílio do software MACSTARS 4.0. Para o desafio, os participantes devem apresentar projetos de soluções para um problema prático.

Poderão participar alunos que estejam devidamente matriculados no curso de Engenharia Civil em qualquer instituição de ensino superior, independentemente do período em que se encontrem, contanto que já tenham ou estejam realizando a disciplina de Mecânica dos Solos. Para efetuar a inscrição, os alunos devem formar duplas e preencher este formulário. As dez primeiras equipes inscritas terão sua vaga garantida e as demais ficarão em lista de espera.

A divulgação das duplas participantes acontecerá no dia 31 de outubro, através do e-mail e das redes do GEGEO UFPR. O projeto deve ser entregue até o dia 03 de dezembro e a divulgação do resultado e das premiações acontecerá no dia 17 de dezembro, por meio da plataforma Microsoft Teams. Os três grupos que atingirem as maiores pontuações serão premiados.

O cronograma completo, assim como descrição das regras e os critérios para avaliação podem ser consultados no edital disponível na página do GEGEO UFPR. Em caso de dúvidas, os estudantes podem submetê-las neste formulário e visualizar todas as respostas neste link.

Sobre o GEGEO UFPR

Criado no início de 2016, o Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO) da Universidade Federal do Paraná busca discutir a Geotecnia dentro do curso de Engenharia Civil. O grupo desenvolve atividades e projetos guiados pela tríade pesquisa, ensino e extensão, buscando contribuir na formação profissional e cidadã dos seus integrantes para além da sala de aula. Além disso, objetiva contribuir de forma técnica, acadêmica e cidadã na formação de engenheiros e geólogos, além de divulgar a Engenharia Geotécnica no meio acadêmico e para a sociedade.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...