logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de Extensão da UFPR participa de ação voltada à população em situação de rua

O projeto de extensão “Rango de Rua: atenção à população em situação de rua por meio do alimento”, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa, nesta sexta-feira (1º) ,de atividade que tem como objetivo orientar as pessoas em situação de rua sobre locais onde são oferecidas refeições gratuitas ou de baixo valor na cidade de Curitiba. 

A atividade acontece na Rua General Carneiro, na lateral do Mercado Municipal de Curitiba, às 20h, e marca a primeira vez que o projeto da universidade atua em conjunto com ações de voluntariado da sociedade civil. Além das orientações, deve contar com distribuição de refeições, disponibilização de banho e corte de cabelo, distribuição de roupas e kits de higiene, orientações de higiene bucal e atendimento a animais de estimação.

Rango de Rua: atenção à população em situação de rua por meio do alimento

O projeto de extensão surgiu da necessidade de dar visibilidade à população em situação de rua. Segundo a professora do Departamento de Nutrição da UFPR, Anabelle Retondario, o objetivo da atividade é fazer uma escuta atenciosa de questões que essas pessoas podem trazer e realizar ações de educação de saúde a partir das demandas apresentadas. 

“As pessoas em situação de rua estão em vulnerabilidade social e expostas à insegurança alimentar. Durante a distribuição das marmitas à noite,  é comum ouvirmos relatos de aquela ser a primeira refeição do dia. Alguns comem uma marmita inteira na nossa frente e depois pedem mais porque ainda estão com fome”, comenta Anabelle.

A atividade extensionista participa da distribuição de marmitas duas vezes por mês, às sextas-feiras à noite, para criar vínculo com as pessoas em situação de rua e levantar demandas, além de realizar ações de educação uma vez por mês orientando a população vulnerável.

A proposta de trabalho do projeto prevê ações realizadas junto a grupos de voluntariado, como “Rango de Rua”, “Banho do Coração” e “Bigode do Bem”, nas vias públicas de Curitiba. Doações de roupas e alimentos podem ser entregues no prédio da Nutrição, no Campus Jardim Botânico, aos cuidados da professora Anabelle Retondario. As arrecadações são repassadas para os grupos voluntários e distribuídas à população em situação de rua. 

O projeto de extensão está recebendo interessados para participar das atividades extensionistas. O contato pode ser feito pelo e-mail extensao.nutricao.ufpr@gmail.com

Por Letícia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...