Projeto de extensão da UFPR convida ao compartilhamento de processos criativos durante a pandemia

03 novembro, 2020
10:52
Por
0
Extensão e Cultura

Nota: texto atualizado em 23/11 devido à ampliação do prazo de envio dos trabalhos.

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 alterou a rotina e o comportamento das pessoasNesse cenário, o projeto de extensão “(Des)ocupações (Extra)ordinárias”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estimula o compartilhamento de processos criativos que tragam alegria e encantamento nesses novos tempos. 

Para isso, o grupo formado por professores e alunos dos setores de Educação e Saúdmobiliza a comunidade interna e externa à UFPR a enviar ilustrações, dobraduras, vídeos (de até 90 segundos), fotografias, fragmentos de textos e outras produções com um olhar diferente para o cotidiano na pandemia. Fazemos um convite a processos que tragam alegria, possibilitem novas conexões, olhem o que passa despercebido e que encantem”, afirma o professor André Pietsch Lima, um dos coordenadores do projeto. 

Os trabalhos selecionados farão parte do ebook Experiência e pandemia – um convite às (com)posiçõesCada participante poderá enviar até dois trabalhos através de um formulário até o dia 10 de dezembro e receberá um certificado de quatro horas. 

primeira edição do livro digital traz produções dos alunos e professores integrantes do projeto. Fotos, poemas e desenhos expressam uma resposta aos medos, ansiedade e distanciamentos provocados pela pandemia. Um vídeo de apresentação (veja abaixo) e uma carta convite também estão disponíveis para que os interessados se estimulem a contribuir com suas composições.  

Criação de subjetividade 

O “(Des)ocupações (Extra)ordinárias” existe desde 2018 e é coordenado pelos professores Andréa Maria Fedeger e André Pietsch LimaAtualmente, participam do projeto seis estudantes do curso de Terapia Ocupacional. 

O nome do projeto carrega a ideia de trazer novas possibilidades nas ocupações e desocupações das pessoas, desenvolvendo a arte como um meio de criação de subjetividade, transformação e reinvenção pessoal 

As atividades desenvolvidas pela equipe propõem espaços de convívio, expressão corporal, artística, cultural, de experimentação e pertencimento. Já participaram de ações presenciais pessoas idosas da comunidade e adolescentes em medidas socioeducativasCom a pandemia, o grupo se reuniu para pensar em uma forma de convidar a comunidade a compartilhar materiais produzidos durante o período de distanciamento socialAssim, surgiu ação “Experiência e pandemia – um convite às (com)posições”, conforme resumem os coordenadores do projeto: “Queremos despertar o desejo de criar e de se inspirar durante esse momento tão singular e intenso de isolamento e que tem nos afetado diversamente”. 

Textos, fotos, montagens e desenhos integram a primeira edição do ebook “Experiência e pandemia – um convite às (com)posições” 

 

“Experiência e pandemia – um convite às (com)posições” 

Ebook: https://drive.google.com/file/d/1Qg073OZejU6hKeNpQ6FZybGKVCV37QfF/view 

Carta-convite: https://drive.google.com/file/d/1zx42uRZSEaWeBLoXaDdgGdfdslZi4n2b/view 

Vídeo de apresentação: https://youtu.be/5TwrrnjWleA 

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/zukHhdTP6UNmzzUH9 

Maiores informações: por email ou pela página do Instagram do projeto. 

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Por João Cubas

 

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]