Imagem Padrão

Projeto de extensão da UFPR busca parceiros para a prevenção ao aliciamento online de crianças e adolescentes

21 outubro, 2019
16:26
Por
UFPR

Muitos crimes digitais ocorrem por falta de informação (Foto: Divulgação/ S. Hermann & F. Richter-Pixabay)

O projeto de extensão Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes com foco no crime digital busca professores da UFPR para atuarem no seu desdobramento, que busca a prevenção e a segurança digital das crianças e dos adolescentes. Os interessados poderão enviar um e-mail para proteca@ufpr.br.

Segundo a professora do departamento de Informática e coordenadora do projeto, Elenice Novak, a ideia é associar atividades que tenham impactos na proteção digital da criança e do adolescente. As ações, pensadas para contemplarem o universo das escolas públicas, também envolvem pesquisas de dados estatísticos sobre o tema e outros trabalhos.

De acordo com Novak, muitos crimes digitais ocorrem por falta de informação. Quando os atingidos são as crianças ou jovens, isso também se dá por conta das estratégias de aproximação e dos métodos dos aliciadores para ganharem a confiança das vítimas. “Eles se aproximam como amigos virtuais, aproveitando-se das suas vulnerabilidades e falta de conhecimento sobre os riscos”, diz.

O projeto exige participações multidisciplinares, já que trabalha com tecnologia, aspectos da legislação e das políticas públicas, passando pela educação e saúde. Por conta disso, as parcerias com professores de diferentes áreas serão muito bem-vindas, conforme aponta Elenice. “A situação dos crimes e da violência online está aumentando e as estatísticas precisam ser apresentadas e debatidas”, indica.

Essas questões serão levadas a professores e equipes das escolas como parte de um processo de sensibilização e um dos objetivos do projeto. “As crianças têm uma tendência de se abrirem com seus professores. Então, é muito importante que eles estejam preparados diante da dimensão do problema e tenham segurança nas orientações e acompanhamentos”.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]