Imagem Padrão

Projeto da UFPR levará Filosofia a alunos de escolas públicas de Curitiba de forma lúdica  

13 abril, 2017
16:19
Por
Extensão e Cultura

Projeto de extensão desenvolvido por professores e estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação, Filosofia e Design da UFPR – com a participação de dois  bolsistas voluntários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – vai levar conceitos e autores clássicos da Filosofia a crianças e jovens da rede pública de ensino de Curitiba de forma lúdica e educativa.
Inovador no Paraná, o projeto “Filosofia no Ensino Fundamental” objetiva utilizar material didático – concebido especialmente para a atividade – para incentivar a iniciação de crianças e de jovens em questionamentos como: “O que é ética?”, “Como podemos conhecer o mundo?” ;“Qual a medida para nossas ações?” ou “O que faz o belo ser belo?”.
Em 2017, a partir de agosto, a meta é iniciar o projeto em pelo menos três escolas de tempo integral de 1ª a 5ª séries. Em 2018, o objetivo é ampliar o número de escolas e atingir os estudantes da 5ª a 9ª séries. A partir de junho de 2017, o projeto também oferecerá formação para a professores que trabalham com estas séries, utilizando o material didático (baseado em histórias infantis, jogos virtuais, quebra-cabeças, jogos cênicos, desafios intelectuais e outros recursos) e a metodologia que estão sendo elaborados pela equipe.
Participação dos professores
A coordenadora do projeto, professora-doutora Karen Franklin, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR, explica que o grupo pretende desenvolver as atividades no contraturno, com a participação de professores e de bolsistas. “Vamos adaptar as temáticas trabalhadas por filosófos, como o conceito de “virtude” em Aristóteles, por exemplo, para histórias infantis. Vamos fazer a transposição linguística destes conceitos para uma linguagem infantil do dia-a-dia das crianças”.
O grupo também quer desenvolver um portal de internet para, entre outras ações, possibilitar a troca de experiências e o diálogo com professores. “A nossa ideia é que os professores se animem em produzir material também, que sejam co-produtores de  material didático para seus alunos porque, a cada geração, as pessoas mudam e os materiais têm que se adaptar a elas”, diz Karen.

Mais informações sobre o projeto: formacaofilosofica@gmail.com.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]