logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto ajuda pais a ocuparem melhor o tempo em sala de espera do HC

Qualquer um que já esteve em uma sala de espera de um hospital sabe da ansiedade que o ambiente pode gerar. Desde 2012, voluntários do projeto ‘Ocupando o tempo’ ajudam a diminuir esse desconforto nos ambulatórios do Centro de Neuropediatria (Cenep) do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR.

A iniciativa é voltada para os pais de pacientes do Cenep e, além de otimizar a espera, promove a conscientização em relação a aspectos pricopedagógicos. “Muitos pais transferem a função paterna e materna para os profissionais do hospital e mantêm-se ausentes nos momentos em família”, diz a psicopedagoga Jacqueline Andréa Glaser, coordenadora do projeto.

Por meio de atividades que envolvem dramatizações, dinâmicas de grupo ou rodas de conversa estimuladas pelos voluntários, os pais aprendem a atuar de forma mais consciente na criação dos filhos ao mesmo tempo em que veem o tempo passar com menos ansiedade na sala de espera do ambulatório.

Voluntários

Os bons resultados, observados desde o primeiro semestre de execução, mantêm em andamento o projeto, que neste momento recruta estudantes para participar como voluntários nos próximos cinco meses. Podem se inscrever alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social a partir do 2º ano.

O contato pode ser feito por e-mail pelo endereço jacque.glaser@gmail.com. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas neste link.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...