logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programação diversificada na 7ª Siepe garante mais que a apresentação dos quase 2 mil trabalhos inscritos

A programação da 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) promete dois dias de intensa atividade na Universidade. Serão dois dias não letivos, que se destinam à apresentação de 1949 trabalhos de atividades formativas, de extensão e cultura e de iniciação científica e tecnológica, mas que também incluem palestras, apresentações culturais, conversas, discussões em mesas-redondas e ainda premiações de trabalhos.

A abertura oficial do evento será realizada na noite da segunda-feira, dia 5, das 19h às 20h, no Teatro da Reitoria. Terá como palestrante o professor Rodrigo Arocena Linn, da Faculdad de Ciencias de Montevideo. As apresentações culturais serão realizadas na terça-feira, dia 6: primeiro Natanael Moreira da Silva fará apresentação instrumental no Campus Jardim Botânico, das 12h30 às 13h. Na sequência, das 13h às 13h30, haverá a apresentação da peça de teatro “Ética”, feita pelo Setor de Ciências Biológicas. Confira aqui programação completa.

15470299611_63d6f301ed_z
Bate-papos e mesas-redondas reuniram centenas de participantes na edição de 2014. FOTO: Ana Assunção

No dia 6 de outubro estão previstas três palestras, todas das 13h30 às 14h30. No Auditório Professor Ulysses de Campos (Campus Botânico), os professores da UFPR Rogério Andrade Mulinari e Priscila Placha Sá abordarão reflexões sobre violências. “Direitos Autorais e produção acadêmica” será o tema a ser apresentado pelo professor  da UFPR Sérgio Said Staut Júnior, no Auditório Maurício Bissoli (Setor de Saúde Botânico). Também no mesmo Setor Saúde Botânico, no Auditório Gralha Azul, será a palestra sobre questões éticas no ensino, pesquisa e extensão, com a professora Mirian Ghiraldini Franco, da Unifesp.

Ainda no dia 6, das 19h às 21h30, estão programadas diversas Conversas: sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com a professora da UFPR Joanez Aparecida Aires, no Auditório Professor Ulysses de Campos. As demais conversas ocorrerão em salas e auditórios do Setor de Saúde Botânico. São elas: sobre a Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com a professora da UFPR e coordenador de Iniciação Científica Mariluci Alves Maftum, na Sala 14; sobre o Programa de Educação Tutorial, com o professor da UFPR e coordenador do Programa Robson Bolzon, no Auditório Gralha Azul ; sobre a Extensão, com a professora da UFPR e coordenadora de Extensão Iara Thielen, na Sala 8; sobre Recursos Educacionais Abertos, com a professora da UFPR e Coordenadora de EaD Marineli Joaquim Méier, na Sala 13; e sobre ética na pesquisa com seres humanos, com a professora da Unifesp Mirian Ghiraldini Franco, no Auditório Maurício Bissoli.

Na quarta-feira, dia 7, as apresentações culturais se repetirão nos mesmos locais e horários. Nesse último dia de Siepe em Curitiba haverá palestra sobre migrantes e refugiados com a professora da UFPR Estefânia Maria Queiroz Barboza. Será das 13h30 às 14h30, no Auditório Professor Ulisses de Campos.

Público prestigiou cada momento da 6ª Siepe. FOTO: Ana Assunção
Público prestigiou cada momento da 6ª Siepe. FOTO: Ana Assunção

Álcool e Drogas e suas interfaces com a pesquisa e a extensão serão debatidos em mesa redonda com a participação dos professores da UFPR Rogério Goulart da Silva e Maria Angela Naval Machado e de Frederico Ronconi, do Conselho Regional de Psicologia. Essa mesa redonda será realizada no Auditório Gralha Azul, das 13h30 às 14h30.

Outras duas discussões serão realizadas na tarde do dia 7: das 13h30 às 14h30, o tema “Viver e Morrer: Reflexões sobre o existir”, no Auditório Maurício Bissoli, será abordado por Joanneliese de Lucas Freitas (UFPR) e Quintino Dagostin, representante do Centro de Valorização da Vida (CVV).   Por último, das 16h às 17h, a última mesa redonda da 7ª Siepe em Curitiba: os pró-reitores das três pró-reitorias – Maria Amelia Sabbag Zainko (Graduação), Edilson Sérgio Silveira (Pós-graduação) e Deise Cristina de Lima Picanço (Extensão e Cultura) debaterão a questão da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

O dia 7 termina com as premiações do 14º Encontro das Atividades Formativas (Enaf) a 23ª edição do Evento de Iniciação Científica (Evinci), o 8º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), e o 14º Encontro de Extensão e Cultura (Enec).

Com texto de Leticia Hoshiguti

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...