7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão também discutirá bioética, vícios, violências e migração

23 setembro, 2015
19:31
Por
0
Extensão e Cultura

O professor Rodrigo Arocena Linn, Faculdad de Ciencias  de Montevideo, será o primeiro palestrante da 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR. Ele ministrará a palestra de abertura do evento e falará sobre o tema da Siepe “Ensino, Pesquisa e Extensão: a Universidade em tempos de Desafios”. A palestra de Arocena será realizada às 20 horas, logo após a abertura oficial da 7ª Semana, no Auditório do Teatro da Reitoria, às 19 horas.

No ano passado, Siepe chegou a reunir 11 mil participantes

No ano passado, Siepe chegou a reunir 11 mil participantes

A programação completa da 7ª Siepe já pode ser acessada no site www.siepe.ufpr.br. Neste ano a Siepe será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, em Curitiba, e nos dias 8 e 9 de outubro, em Palotina. Na capital, outras discussões ocorrerão em torno do tema central do evento, como mesas-redondas e palestras que trabalharão com temas como Bioética, Direito Autoral, Álcool e Drogas, Violências  e Fenômenos Migratórios.

Com exceção da palestra de abertura, toda programação da 7ª Siepe será realizada no Campus Jardim Botânico. Serão apresentados 654 trabalhos do Encontro de Atividades Formativas (Enaf) e Encontro de Extensão e Cultura (Enec) e 1295 trabalhos do Evento de Iniciação Científica (Evinci) e Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti).

Os trabalhos a serem apresentados são fruto dos estudos de alunos da graduação e da educação profissional. Os quatro encontros do evento têm a função de divulgar e avaliar os trabalhos orientados pelos professores em diversos campos e modalidades. Eles acontecem simultaneamente: neste ano, será o 14º Enaf, o 23º Evinci; o 8º Einti; e o 14º Enec. Os participantes apresentam seus trabalhos na forma de vídeo-pôster e realizam apresentações orais para bancas avaliadoras compostas por professores, alunos de mestrado e doutorado. No caso do Evinci, os estudantes são avaliados também por bancas externas, formadas por membros do CNPq.

“A participação no evento, além de possibilitar a reflexão sobre o que se produz na graduação no campo do ensino, da pesquisa e da extensão na UFPR, também permite a troca de saberes entre os diferentes cursos”, expõe Dione Menz, presidente da comissão organizadora. Na edição anterior, a Siepe contou com cerca de 11 mil participantes, número que a configura como o maior evento da UFPR.

Com texto de Leticia Hoshiguti

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]