logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa Solo na Escola é apresentado em fórum regional no RS

Fórum regional de conservação de solo (foto do site do evento)
Fórum regional de conservação de solo (foto do site do evento)

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR foi apresentado durante o Fórum Regional de Conservação do Solo e Água, que fez parte da programação da XXI Festa Nacional da Soja (FENASOJA), em Santa Rosa (RS), no último dia 6 de maio.  O coordenador do Programa, professor Marcelo Ricardo de Lima, realizou uma palestra apresentando a experiência, que ensina características e experiências sobre solos a estudantes e professores de ensino fundamental e médio.

A intenção da palestra foi subsidiar a elaboração do Programa de Apoio ao Ensino de Solos e Água nas Escolas, que faz parte do Programa Estadual de Conservação de Solo e Água do Rio Grande do Sul, instrumento da política estadual implantada em dezembro de 2015. Dentre os instrumentos definidos por esta política estão ações em educação, com o objetivo de conscientizar os alunos, os professores e os pais sobre a importância das boas práticas de conservação do solo e da água. Neste sentido se insere a colaboração do Programa Solo na Escola/UFPR, que há 13 anos atua na educação em solos, oferecendo sua expertise como exemplo bem sucedido de ação na educação em solos.

Prof. Marcelo durante a apresentação
Prof. Marcelo durante a apresentação

Uma das metas do Programa Estadual de Conservação de Solo e Água do Rio Grande do Sul é a capacitação de professores das redes municipal e estadual em relação ao tema solo e água nas escolas. Assim, a experiência do Programa Solo na Escola será útil, pois já realizou muitos cursos, atendendo principalmente professores da região metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná, além de possuir ampla coleção de material didático produzido em diferentes formatos (cartilhas, livros, banners, vídeos, mapas, etc.). A intenção da equipe do Programa Solo na Escola/UFPR é manter colaboração e receber visitas técnicas de profissionais do governo gaúcho, para subsidiar a execução do Componente 3 daquele Programa Estadual que é o Programa de Apoio ao Ensino de Solos e Água nas Escolas.

Sobre o Programa Solo na Escola/UFPR

O Programa Solo na Escola da UFPR, vinculado ao Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, tem como objetivo popularizar o conhecimento científico e tecnológico relacionado à ciência do solo. Promovendo a conscientização de que o solo é um componente dos ambientes naturais ou antropizados, o programa contribui para a atualização do ensino de ciências, biologia e geografia, e estimula a curiosidade e a experimentação nos docentes e discentes do ensino fundamental, médio e técnico.

Uma das atividades do Programa Solo na Escola/UFPR é a formação inicial e continuada de professores do ensino fundamental, médio e técnico, tendo atendido mais de 1.200 professores em 30 cursos (presenciais e à distância) e em disciplinas de graduação da UFPR.

No segundo semestre deste ano o Programa Solo na Escola/UFPR irá realizar um curso presencial para Curitiba e região metropolitana, e outro na modalidade educação à distância para a região sudoeste do Paraná, ambos em pareceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Serviço:

Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR

Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba, PR

Tel. (41) 3350-5603

E-mail: projetosolonaescola@gmail.com

Site: http://www.escola.agrarias.ufpr.br

Fan page: http://www.facebook.com/solonaescola

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...