logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa Separando Juntos na UFPR receberá homenagem nesta quinta-feira

O Programa Separando Juntos na UFPR receberá nesta quinta-feira (dia 7), em Curitiba, homenagem do Instituto Lixo e Cidadania – órgão vinculado ao Ministério Público do Trabalho do Paraná.

Coordenado pela Divisão de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura, o programa é desenvolvido desde 2002 e objetiva o gerenciamento integrado de resíduos da UFPR – orgânicos, inorgânicos, de saúde, perigosos, rejeitos etc. A homenagem será às 9h30, na sede do MPT (Rua Vicente Machado, 84, em Curitiba).

Resíduos sólidos

Um dos programas desenvolvidos no projeto é o de reciclagem de resíduos sólidos, executado em cumprimento ao Decreto 5940/1996. Este decreto prevê o repasse e a doação de materiais recicláveis para cooperativas de catadores.

Apenas entre 2009 e 2015, o programa repassou à Catamare (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba) 1,2 milhão de tonelada de material, que renderam à organização receita de R$ 541 mil. Foram beneficiadas cerca de cem famílias, que tiveram sua renda melhorada.

“Este evento será importante pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Visamos não apenas o cumprimento do decreto, mas sobretudo a questão sócio-ambiental”, explica a representante da UFPR no evento será Regina Célia Zanelatto, coordenadora do Programa Separando Juntos na UFPR.

O Instituto Lixo e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos que objetiva a  transformação socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis e suas famílias. Outro objetivo é erradicar o trabalho de crianças e adolescentes na coleta e triagem dos materiais recicláveis. Tem sede em Curitiba e foi fundado em 8 de julho de 2003 para gerenciar e executar ações deliberadas nas reuniões plenárias do Fórum Lixo & Cidadania do Paraná.

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...