O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal do Paraná já está concedendo bolsas de pós-graduação no nível de pós-doutorado.
Ao total, estão sendo oferecidas 25 bolsas de pós-doutorado em 2011, com um investimento de R$ 990 mil reais. As bolsas possuem vigência de até doze meses, sendo permitida a renovação por igual período. A Portaria conjunta nº 1, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disciplinam a concessão das bolsas nessa modalidade.
Os bolsistas de pós-doutorado Reuni já desenvolvem pesquisas acadêmicas visando à melhoria e à inovação do ensino de graduação e à integração com a pós-graduação. Os bolsistas têm o dever de gerar objetos educacionais de interesse das instituições, além de atividades que devem ser realizadas sem prejuízo do atendimento aos demais requisitos e regulamentação inerentes aos bolsistas Capes.
Investimento – Ao total, estão sendo oferecidas 25 bolsas de pós-doutorado em 2011, com um investimento de R$ 990 mil reais. As bolsas possuem vigência de até doze meses, sendo permitida a renovação por igual período. As bolsas possuem vigência de até doze meses, sendo permitida a renovação por igual período. A Portaria Conjunta nº 1, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disciplinam a concessão das bolsas nessa modalidade.
A Universidade já conta com 16 bolsistas em plena atividade , 3 em fase de implantação e ainda tramitam junto ao Comitê Gestor novas solicitações. Várias áreas já encontram-se contempladas como Ciências Agrárias, Produção Vegetal, Ciências Biológicas, Entomologia e Bioquimica, Ciências Exatas, Quimica e Fisica, Educação e Tecnologia.
Sonia Loyola