Numa época em que a padronização impera na programação musical das emissoras de rádio, um programa semanal produzido pelo Departamento de Artes da UFPR oferece a oportunidade de conhecer e ouvir gêneros, estilos, compositores, movimentos, épocas e conjuntos que raramente recebem visibilidade. O Musicaos é transmitido por emissoras de rádio AM e FM educativas – inclusive a Uni FM, vinculada à UFPR – e também está disponível na internet.
O programa é um projeto de extensão do departamento e foi criado em 2008. O nome, Musicaos, reflete o espírito do programa: alternativo e quase anárquico na forma e na concepção.
Segundo o coordenador, o professor de música José Estevam Gava, a ideia é, a cada edição, abordar um tema diferente, mesclando informações e músicas relacionadas. A liberdade com que o programa é feito permite coisas inusitadas – como, por exemplo, tocar somente músicas feitas com instrumentos de percussão ou tocar uma música com duração de 40 minutos. Cada programa apresenta para o ouvinte o mundo musical que existe além das músicas que ganham destaques em emissoras de rádio tradicionais.
A pauta de cada edição é definida pelos estudantes que participam do projeto – a maior parte deles dos cursos de Produção Musical e Jornalismo.
Para o aluno de música Antonio Spoladore Hurtado, programas como o Musicaos são importantes para resgatar o hábito de ouvir. “A música está em todos os lugares,mas a escuta está se tornando cada vez mais superficial. A intenção do Musicaos é resgatar o antigo ritual de parar em um determinado horário do dia para se dedicar exclusivamente a ouvir música, aproveitando uma experiência diferente do que estamos acostumados no dia a dia”, diz.
De acordo com Hurtado, o programa também é uma tentativa de resistir à falta de diversidade musical, preenchendo lacunas deixadas pelas mídias tradicionais e enriquecendo culturalmente os ouvintes: “Procuramos trazer o que é diferente, independentemente da cultura, da origem ou do tempo. Nós convidamos os ouvintes a simplesmente ouvirem música, mostrando que a experiência de ouvir pode ser muito mais profunda do que imaginamos e que ainda temos um oceano quase infinito de músicas a ser explorado”.
Para saber mais acesse o site do Musicaos.
O programa também pode ser ouvido nas seguintes emissoras:
107.9 Mhz (Pelotas/RS)
SEXTAS às 20h00
DOMINGOS às 11h00
800 Khz (Santa Maria/RS)
TERÇAS às 22h00
106.7 Mhz (Rio Grande/RS)
TERÇAS e SÁBADOS às 22h00
(Curitiba/PR)
QUARTAS E SÁBADOS às 20h00
(Curitiba/PR)
DOMINGOS às 6h
PROGRAMAS ONLINE
Por Talita Brasileiro sob orientação de Lorena Klenk
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]