Imagem Padrão

Programa da Secretaria Estadual da Saúde tem parceria com a UFPR

15 março, 2013
11:40
Por prograd
Extensão e Cultura

A Disciplina de Estomatologia do curso de Odontologia da UFPR, sob a orientação do professor Cassius Carvalho Torres Pereira, participou como consultora técnica do “Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal”, que tem o lema “1 minuto para salvar uma vida”, da Secretaria de Estado da Saúde. Por meio da iniciativa, implantada oficialmente no último dia 13 de março por videoconferência, o governo do estado está distribuindo kits com azul de toluidina. A substância serve para estimular a realização do exame preventivo do câncer de boca pelos dentistas.

Mais de duas mil unidades de saúde do Paraná estão sendo atendidas pelo método, que é pioneiro no país e faz parte do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal apresentado oficialmente pelo secretário da Saúde Michele Caputo Neto, na videoconferência com as 22 regionais de saúde e secretarias municipais. Segundo a Secretaria da Saúde, estima-se que mil casos novos de câncer bucal sejam identificados anualmente no estado. Atualmente, o principal problema é que esses casos são diagnosticados quando as lesões já estão em estágio avançado dificultando o tratamento.

Teste ─ O método leva apenas um minuto e serve como uma triagem de casos suspeitos:
o profissional de saúde examina a cavidade oral do paciente em busca de lesões. Caso encontre alguma, ele limpa a área afetada com ácido acético por 20 segundos e aplica uma substância chamada azul de toluidina, que reage por mais 20 segundos. Após esse período, o profissional remove o excesso da substância aplicada com uma nova aplicação do ácido acético e observa a lesão. Se após essa limpeza, a lesão ainda apresentar coloração azul escura, o teste de triagem será positivo e o paciente é encaminhado para realizar uma biópsia, que comprovará ou não o câncer. A biópsia será ofertada nos 48 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que já existem no Paraná. Algumas unidades básicas de saúde também serão estruturadas para oferecer o serviço.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]