

O programa Ciclovida da UFPR que tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta foi premiado nesta semana durante o seminário de lançamento da 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, realizado em Curitiba. O coordenador do Ciclovida, José Carlos Belotto, recebeu diploma por desenvolver práticas de transporte saudável e que contribuem para a redução do número de carros nas ruas.
O prêmio ODM é uma iniciativa da Secretaria Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos e ainda do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Ciclovida foi criado há cinco anos para incentivar os estudantes e funcionários da UFPR a adotarem a bicicleta como meio de transporte. Foram instalados paraciclos para mil bicicletas nos “campi” e já começa a faltar vagas, de acordo com Belotto. “O que a gente vê é que o número de bicicletas aumenta a cada dia.”
O movimento em favor desta alternativa de transporte cresceu muito nos últimos anos. Hoje a estimativa é que na Região de Curitiba 40 mil pessoas usem a bicicleta regularmente para ir e voltar do trabalho. O programa está chamando a atenção de outras universidades que querem adotar projetos semelhantes. Entre as instituições que já solicitaram informações e palestras está a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade do Pampa, sediada em Alegrete, Rio Grande do Sul.