

O Conselho Regional de Enfermagem e a Universidade Federal do Paraná assinaram um Termo de Cooperação que prevê a realização de atividades lúdicas nos hospitais. Os Anjos da Enfermagem vão atuar no HC. Outros termos estão em análise e dentro de pouco tempo vão beneficiar os enfermeiros que atuam no Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador e Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Um dos acordos será para o curso de Educação a Distância em nível superior e outro será com a UFPRTV. A viabilidade dos acordos foi analisada entre a direção do HC e do Coren, durante reunião no último dia 21.
O presidente do Coren, Montgomery Benites, acredita que a partir do ano que vem um segundo convênio possa ser firmado com a UFPR, para que os alunos de enfermagem da universidade também se tornem voluntários do Anjos da Enfermagem. O programa Anjo da Enfermagem existe em 18 estados brasileiros, e atua há dois anos em Curitiba. Esta será a primeira vez que o grupo deverá trabalhar no HC.
Segundo o vice-reitor Rogério Mulinari, o acordo pode ser feito rapidamente para que o grupo já comece a trabalhar, embora neste primeiro momento venham estudantes de outras universidades. O coordenador do Projeto Anjos da Enfermagem, Marco de Araújo, explica que é possível realizar vários trabalhos como brincadeiras e peças de teatro informativas, dependendo da demanda dos hospitais. “O calendário de atividades ainda vai ser definido, mas a partir das próximas semanas já estaremos disponíveis”, anuncia Araújo.
Logo após a reunião, os Anjos já fizeram a primeira visita no hospital, com fantasias coloridas e muita animação. “Essa é uma experiência única, profissional e pessoal, que traz uma bagagem enorme para nós”, explica o Anjo Jonas Butture, estudante de enfermagem. Os alunos voluntários contaram que a importância da atividade é a humanização e a aliança entre conhecimento, alegria e esperança.
Juliana Blume sob orientação de Ana Paula Moraes